sexta-feira, 19 de março de 2010

Medalha Luiz Tarquínio para Victor Gradin

Osvaldo Campos*
Nesta sexta-feira, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Victor Ventin, prestou em nome da Fieb, uma merecida homenagem ao economista e lider empresarial Victor Gradin, com a medalha Luiz Tarquínio, pelos relevantes serviços prestados à Bahia e a seu segmento industrial.
Economista formado na Universidade Federal da Bahia, Victor Gradin exerceu importantes funções no setor público, onde ocupou entre outros cargos, a Chefia de Gabinete do Ministério da Fazenda na gestão Miguel Calmon e no Governo da Bahia, onde exerceu o cargo de Secretário da Indústria e Comércio.
No setor privado, Victor Gradin exerce desde 1974 importante papel no desenvolvimento das Organizações Odebrecht, onde foi responsável inicialmente pela área financeira, e também, um dos formuladores da estratégia de expansão internacional e de diversificação das atividades da empresa, nos setores de Petróleo, Gás e Petroquímica.
Encarregado pela diretoria da Fieb para saudar o homenageado, o empresário Adalberto Coelho, lembrou a simplicidade e a cartesiana inteligência do então estudante de ciências econômicas da Universidade Federal da Bahia que conheceu no início da década de 1950 quando ambos cursavam a mesma faculdade. Mencionando dados importantes da biografia e da carreira de sucesso do homem público e empresário, Adalberto, frisou a importância da dupla homenagem que ha 23 anos não era concedidada pela Fieb. A Luíz Tarquínio, industrial pioneiro na visão social, que confere o nome da Medalha e, a Victor Gradin, referência empresarial na Bahia nos últimos 35 anos.
Nos agradecimentos, Victor Gradin relembrou passagens e personagens marcantes de sua vida, como o reitor Edgar Santos, por pensar e criar a Universidade Federal da Bahia, o economista Rômulo Almeida, responsável pela criação de inúmeros órgãos públicos e agências de desenvolvimento nacional, como o BNDES, Eletrobrás e a própria Petrobrás. Destacou também a importânica do ex-ministro Miguel Calmon, Otto Perroni e, do empresário Norberto Odebrecht, que, ao lado de seus pais, lhe incutiram o amor e a valorização do trabalho, como fator de crescimento pessoal e de transformação da sociedade.
Além de Victor Gradin, foram homenageados com a Medalha Luiz Tarquínio, o presidente da Confederação Nacional de Indústria, deputado federal Armando Monteiro e o ex-presidente da Fieb Jorge Lins Freire.
Presente também na homenagem, o novo presidente da Fieb para o quadriênio 2010-2014, empresário José de Freitas Mascarelhas atual vice-presidente da CNI.
* Osvaldo Campos integra desde 2001 o Conselho de Infra-estrutura da FIEB e desde 2009 o Conselho de Desenvolvimento Empresarial Estratégico. - CODE.
Na foto, o homenageado Victor Gradin com o editor deste blog Osvaldo Campos.

Um comentário: