domingo, 7 de março de 2010

Chapas majoritárias na Bahia ainda indefinidas

Osvaldo Campos*
A sucessão baiana promete novos e surpreendentes lances.
Em visita ao município de Juazeiro, o presidente Luis Inácio da Silva cobrou de Gedell e Wagner uma composição, visando o fortalecimento da candidatura da ministra Dilma Rouseff.
Enfatizando que a união entre eles foi o fator decisivo para a derrota do carlismo na Bahia, o presidente pediu ao governador e ao ministro um entendimento até o mês de junho, prazo para a realização das convenções estaduais dos partidos e composições das chapas majoritárias.
Presente também em Juazeiro na inauguração da 1ª etapa do Projeto Salitre, o senador Cezar Borges não revelou sua posição em relação à composição das chapas majoritárias na Bahia.
Líder nas pesquisas para uma das vagas no Senado, Cezar deverá integrar a chapa do governador, caso não ocorra o entendimento entre Gedell e Wagner.
Notícias de uma eventual composição entre Paulo Souto e o ministro Gedell Vieira Lima foram desmentidas pelo ex-governador. Paulo Souto tem reafirmado que não abrirá mão de ser o candidato a governador, descartando enfaticamente a possibilidade de integrar a chapa do Ministro Vieira Lima.
Integrando a comitiva do governador Jacques Wagner na inauguração do Projeto Salitre em Juazeiro, a presidente do Partido Socialista Brasileiro, deputada Lídice da Mata segue cotada para integrar a chapa majoritária encabeçada por Wagner. Senado ou vice-governadoria, só depois da definição do Ministro Gedell.
Enquanto isso, o Partido Verde na Bahia segue dividido, com o grupo ligado ao Ministro Juca Ferreira, descartando qualquer possibilidade do apoio à candidatura do Deputado Federal Luiz Bassuma ao governo do estado.
No mês de abril, devem começar as definições, com o prazo legal estipulado pela legislação eleitoral para a renúncia dos candidatos que ocupam cargos públicos..
* Engenheiro Civil (UFBa-1979) e Mestre em Administração (Ufba-1995) é editor deste blog e membro da Executiva do PSB em Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário