segunda-feira, 8 de março de 2010

A baía em questão

Albenísio Fonseca*
A Baía de Todos os Santos (BTS) está convertida no principal cenário para o desenvolvimento de estudos científicos e de gestão ambiental do Estado. Os projetos visam à revitalização e envolvem o IMA e a FAPESB, com participação das universidades estaduais, UFBA, Ucsal e Instituto Fio Cruz.
À margem das abordagens sobre a controversa ponte ligando Salvador a Itaparica, a BTS permanece sem resoluções em meio à exasperada expansão urbana e busca de alternativas que superem o gargalo da travessia pelo atrofiado sistema ferryboat, e no afã de canalizar a produção de bens agrícolas originada no nosso novo oeste. Definida como APA (Área de Proteção Ambiental) em 1999, somente em 2009 teve assinado o termo de cooperação para criação do plano de manejo.
Frente à controversa doação de 22 projetos “futurista” à prefeitura, onde andam os programas para revitalização do tráfego de mercadorias pela BTS? Em qual gaveta ancora a Via Náutica? Onde encalha o programa que demolirá os obsoletos armazéns do porto para descortinar a baía para o povo?
O que atrofia a implantação, na Avenida da França, de espaço que poderia conter o Memorial do Recôncavo e o Museu do Saveiro com tudo que proporcione às novas gerações a memória cultural da região? Onde estariam assoreados os planos de desenvolvimento para revigorar os estuários do Jaquaripe, Paraguaçu e Subaé, e os programas de assentamento das marginais ao longo desses rios para produzirem bens agrícolas em cooperativas com a alta tecnologia produtiva?
As fundamentais iniciativas de estudos pelo IMA, APA e Fapesb, desarticuladas entre si, não suprem a carência da BTS por um projeto metropolitano que considere os aspectos científicos, culturais, artísticos e ambientais, na abrangência dos 13 municípios por ela beneficiados, e que reanime a economia regional sem a inconsistência de pontear, unicamente, a vocação em torno da rentável, mas predatória, indústria do turismo.
* Jornalista
Artigo publicado originalmente no jornal A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário