terça-feira, 2 de março de 2010

A Salvador que pensamos para o futuro

Celsinho Cotrin*
O Partido Socialista Brasileiro, na capital, está se reorganizando e fortalecendo suas bases, reestruturando, os setoriais das mulheres, juventude, negro e sindical e numa campanha de filiação partidária que já soma 1.500 filiados, nas suas vinte zonais.
E fazemos isso, porque queremos ajudar a transformar Salvador numa cidade mais justa, fraterna e igualitária. Nós, socialistas, desejamos que, neste ano, Salvador tenha um projeto claro de desenvolvimento. Queremos a reavaliação do PDDU, para sabermos exatamente sobre a alteração dos gabaritos da Orla Atlântica e o que fazer com esta favelização nas praias.
Queremos saber o que vai acontecer com a cidade daqui para frente.
Queremos um processo de ordem urbana, a fim de frear a expansão do comercio informal sem qualquer disciplina, onde cada um se instala onde quer e bem entende.
Queremos o metrô, já funcionando de acordo com o cronograma inicial da obra, com o trecho Estação da Lapa/Estação Cajazeiras e iniciada a segunda linha EstaçãoCalçada/EstaçãoMussurunga.
Queremos a escola em dois turnos.
Queremos mais investimento em saúde, trabalho, habitação e cultura.
Queremos as ruas sem crianças e adolescentes e o fortalecimento do único projeto realmente voltado para atender aos jovens em situação de risco, colocado em prática pelo município, o Cidade Mãe, já que a situação piorou com a extinção do Liceu de Artes e Ofícios.
Queremos discutir a mini-reforma tributária, a partir dos resultados dos estudos econômicos, fiscais, tributários para implementar tais medidas de aumento da tributação soteropolitana.
Da mesma forma, precisamos saber de que forma a cidade vai se beneficiar com a privatização da coleta de lixo por até 20 anos e a criação do Fundo Municipal de Limpeza Urbana. Estamos preocupados, também, com a capacidade dos aterros sanitários para abrigar a enorme quantidade de resíduos sólidos produzidos em Salvador, que já vem provocando graves ameaças à higiene sanitária de algumas regiões da Cidade. Pensar Salvador hoje é pensar uma Região Metropolitana complexa e diversificada a unir esforços aos governantes e entidades civis na busca de recursos e soluções para os graves problemas de milhões de trabalhadores. E, nós, socialistas, iremos fazer a nossa parte, nos articulando e integrando mais os movimentos comunitários, sindicais, das mulheres e juventude para que essas mudanças fundamentais aconteçam.
Queremos uma cidade planejada para construirmos o presente e pensar no futuro.
Celsinho Cotrim é Presidente do PSB de Salvador.
Foto: Nilton Souza

Um comentário: