quarta-feira, 6 de maio de 2009

Bondes, acidentes e ocorrências emocionantes

Almir Santos
Salvador. O bonde deixou saudades e recordações que nos marcaram.
Ganhou um vocabulário próprio, como paraquedista, saltar de frente, de costas, pongar, despongar, andar na cozinha, galinheiro, sossega leão, fazer terra e outras tantas expressões se incorporaram ao seu folclore.
Quantos namoros se iniciaram nos apertados corredores dos bondes.
O outro lado eram as ocorrências.
Um crime violento aconteceu na Ladeira da Barra. Um fiscal do bonde 701 obrigou um soldado de polícia, que tentava entrar pala porta traseira, descer e entrar pela dianteira, que era a forma correta de embarcar. O soldado irritado foi ao quartel, pegou um fuzil, esperou o retorno do bonde e atirou contra o fiscal. O fiscal se esquivou habilmente e Isaías, conhecido como Seu Nandinho, que não tinha nada a ver com o caso, que morava próximo nós foi atingido pela bala perdida e morreu.
Por causa de antigas divergências no trabalho o fiscal da Companhia Linha Circular conhecido como Bode Africano abateu a tiros o condutor em pleno 1.º Arco.
Acidentes ocorriam freqüentemente nas Ladeiras da Soledade, Praça, Cabula, Rua do Tijolo etc. Na Ladeira dos Bandeirantes o bonde n.º 220, linha 11-Brotas não atendeu o sinal num trecho de linha simples e bateu de frente no bonde que ia subindo. No choque um dos bancos girou e imprensou uma passageira que teve fratura de costelas.
Na Praça Municipal o bonde n.º 261, linha 5-Barris, descarrilou subindo a calçada da Sorveteria Cubana e por pouco não caiu na Ladeira da Montanha. Não houve vítimas.
Nas Sete Portas, próximo á Ladeira do Funil o bonde 289 que puxava um reboque bateu num caminhão, causando grandes estragos materiais.
O mais emocionante foi o que aconteceu na Rua Garibaldi. O bonde 173, linha 16-Amaralina fazia a última viagem por volta da meia-noite quando descarrilou e caiu totalmente numa ribanceira do lado da Rua da Lama (Padre Domingos de Brito). O bonde tombou de lado e uma senhora ficou presa numa das colunas. O primeiro trabalho, feito por um carpinteiro que morava próximo, foi serrar a coluna para resgatá-la.
Durante todo o dia seguinte tentou-se o resgate com o equipamento disponível da Companhia Circular, empresa concessionária, sem sucesso. Era tempo da segunda guerra e foi acionado um guindaste dos americanos que estavam instalados na Base Baker. Foi uma festa. O tráfego de bondes ficou interditado, pessoas se aglomeravam para apreciar com entusiasmo o espetáculo da operação.
Vendedores de sorvetes, pipocas, roletes de cana, baleiros, aproveitavam a oportunidade para aumentar as vendas dos seus produtos.De repente partiram-se os cabos do guindaste que tentava içar o bonde e a lança bateu da rede elétrica que se partiu. Foi um verdadeiro alvoroço. Gente se jogando do outro lado da ribanceira que parecia papel.
Da janela de minha casa na Rua Treze apreciava estarrecido o espetáculo. Seu Valdemar, o guarda civil 59, também espectador, tomou um chapuletada de um fio de alta tensão que se partiu e inexplicavelmente se salvou. Dois dias depois o bonde foi retirado, parcialmente desmontado. Na renumeração, completamente restaurado, o bonde sinistrado passou a ter o número 217

2 comentários:

  1. eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
    bem feito sou gostoso :p :3 :D

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Mane
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk CUelinho 987654321
    muito sexxi thiau zinho bobão 90/01








    nada





    dinada






    eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee






    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk



    :)
    bhhhhhhhhhhhhh

    ResponderExcluir
  2. Não vejo comentário sobre Eremita da Costa Galvão que teve a perna fraturada em um bonde e levou horas para resgatarem ela com vida do acidente,na época bem comentado.

    ResponderExcluir