quarta-feira, 27 de maio de 2009

Seminário discutirá a Orla Atlântica de Salvador

A importância da orla atlântica de Salvador não carece de ser enfatizada. É também evidente que ela está a merecer especiais cuidados e requer a adoção de medidas de amplo alcance. Proteger a paisagem urbana, garantir o manejo adequado de áreas, ampliar o espaço público para lazer, disciplinar seus usos e garantir de forma equilibrada e sustentável o desenvolvimento são algumas medidas necessárias. O objetivo do Seminário Orla Atlântica de Salvador, a ser realizado nos dias 28 e 29 de maio no auditório do CREA, é abrir um espaço de discussão democrático que garanta a reflexão sobre o assunto e estabeleça as bases para um acordo de princípios sem o qual não poderá haver planejamento eficaz e coerente. O Fórum de Entidades em Defesa dos Interesses Coletivos da Cidade do Salvador e Região Metropolitana – A Cidade Também é Nossa e O Movimento Vozes de Salvador pretendem, com este evento, iniciar um diálogo que envolva gestores públicos, técnicos, estudiosos, comunidades e segmentos interessados, de modo a fazer com que o planejamento indispensável de uma política urbana para a orla tenha caráter participativo e ponderado, com base em princípios claramente estabelecidos.
Objetivos
Debater as propostas pertinentes ao tratamento da orla atlântica de Salvador; Suscitar o diálogo amplo entre os setores, instâncias de governo, segmentos e comunidades diretamente interessadas na questão da orla atlântica; Buscar uma definição dos critérios que devem orientar os planos e projetos pertinentes à Orla Atlântica de Salvador. Inserir a sociedade civil organizada no debate e na gestão de um plano para Orla Atlântica de Salvador.
Discussões
Os expositores irão abordar temas relacionados aos diferentes aspectos da Orla Atlântica de Salvador, buscando discorrer sobre os princípios e critérios que devem guiar o planejamento do espaço em questão, considerando também sua relação com todo o complexo urbano da capital baiana. Serão analisados diferentes perspectivas, aspectos físicos da orla, contemplando infra-estrutura, formas e perfis de ocupação; a configuração da paisagem urbana; os imperativos da preservação do patrimônio histórico-cultural nela destacados; aspectos econômicos e ambientais pertinentes; interesses da população praiana e dos usuários em geral do espaço em tela (e dos equipamentos aí disponíveis ou passíveis de implantação); aspectos legais e relativos à preservação do patrimônio cultural envolvido e concernentes à cidadania, a ser contemplados no planejamento e na execução de projetos.
Feitas as exposições, será realizado um debate e finalmente um relator fará um apanhado das conclusões que encaminhará por escrito ao Fórum para fomento de novas análises e futura preparação de documento pertinente.
DATA: 28 e 29 de maio de 2009
LOCAL: Auditório do CREA-BA
ENDEREÇO: Rua Prof. Aloísio de Carvalho Filho, nº 402, Engenho Velho de Brotas, Salvador – BA
Inscrições:3453-8937 E-mail: inscrição@creaba.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário