sexta-feira, 8 de maio de 2009

Podas mal feitas na cidade

Reinhard Lackinger
O que de cara chamou a minha atenção na Bahia, há 40 anos, foi o fato de tarefas subalternas e secundárias como tomar conta de crianças pequenas e preparar a comida em nossa casa, sendo executadas por gente com quase nenhum preparo. Foi um choque perceber as diferenças sociais da terra e também as diferentes importâncias que se davam aos serviços mais simples...
Ouço falar de trabalhadores erguendo edifícios e casas, nas quais jamais poderão morar... escolas, nas quais os filhos dos pobres jamais poderão estudar...Um discurso que em época de política faria qualquer palanque estremecer.
O problema é que as mãos dessa gente não manuseia apenas tijolos e sacos de cimento... devidamente supervisionado por engenheiros e mestres de obra... Há quem ande armado de motoserra e de facões. Ferramental usado por aqui para podar árvores e arbustos.
Imagino, que na rua em que moram os que podam as árvores em nossos bairros de IPTU caro, tenha muitos poucas árvores para serem podadas, quiçá nenhuma. O meu preconceito e o meu prejulgamento politicamente incorreto me fazem achar, que essa gente que poda as árvores em nossas ruas, pouco está se lixando e não está nem aí para o estrago medonho que apronta no verde de nosso meio ambiente. É o nosso bairro residencial... não é deles... não é dos que executam a poda.
Os que podam nossas árvores não tem nenhuma relação com a Barra por exemplo... minto... Eles podem até fazer parte do exército que invade nosso bairro em dias e noites de eventos que o poder público costuma promover no Farol da Barra e na Praia do Porto da Barra... às nossas custas...
Pois bem, toda vez que ouço os uivos de uma motoserra, eu me arrepio e vou logo ver onde o crime ambiental está ocorrendo... impotente diante dos estragos, montes de galhos no chão, em cima de caminhões e e caras de gente estúpida.
Pois é... além do preparo da comida em nossas casas e dos cuidados com crianças pequenas por gente sem preparo, a gente vê trabalhadores podando as árvores de nosso bairro sem nenhuma técnica... e se me desculparem a minha paranoia... fazendo o serviço com extrema má vontade.

PS. Sou morador da Barra. Seria bom se o pessoal de Parques e Jardins desse uma olhada nas mudinhas miudinhas plantadas ano passado ao longo do novo passeio da orla da Barra. Há muito capim, muito mato para pouca árvore... e há mudinhas que não tem cara de quererem vingar

Nenhum comentário:

Postar um comentário