domingo, 3 de maio de 2009

Indicação de Leitura do Blog : Tradição Autocracia e Carisma


A trajetória política de uma das principais personagens da cidade do Salvador no século XX é o tema deste livro do Prof° Paulo Fábio Dantas Neto. Premiada tese de doutorado do IUPERJ agora acessessível a todos que se interessam pela cidade de Salvador suas histórias e personagens.

" Quanto ao conteúdo da obra pode-se afirmar que se concentra na origem e desenvolvimento de todo o arcabouço político e estratégico que consolidou a presença indelével de ACM na política de seu estado. Ademais, pauta-se por um referencial teórico que mescla as concepções de hegemonia e revolução passiva de Antonio Gramsci e as teorias da poliarquia de Robert Dahl. Estes referenciais são complementados por entrevistas com personagens de renome, bem como por uma pesquisa documental nos arquivos da Câmara dos Vereadores de Salvador, na Assembléia Legislativa da Bahia e no Congresso Nacional. Este cabedal de recursos faz do livro um referencial bibliográfico sobre as elites políticas nacionais.
Um ponto a ser destacado na pesquisa do professor Paulo Fábio é a desmistificação que prevalente acerca da atuação Antônio Carlos Magalhães enquanto político. A rigor, para o grande público, esta se resume aos mandatos executivos de prefeito de Salvador e governador da Bahia. O político ACM é acompanhado no livro em uma trajetória que inclui a sua atuação parlamentar na Bahia desde a década de 1950 e sua presença nos governos militares, especialmente no de Ernesto Geisel, pontos-chaves para se compreender a habilidade de sobrevivência, adaptação e influencia de ACM por mais de cinqüenta anos na linha de frente da elite brasileira.
Além disso, aborda o processo conhecido na Ciência Política como "circulação das elites". Assim, personagens como Juracy Magalhães, Antonio Balbino e Hélio Machado, representantes das velhas elites baianas, são inseridos na obra como atores protagonistas de um modelo político, econômico e social que se desmontava no Brasil e que, por sua vez, ecoava na Bahia. Este contexto histórico ilustra brilhantemente a capacidade de ACM em entender, antecipar e se adaptar às circunstancias.
O título do livro Tradição, Autocracia e Carisma, revela o périplo por onde, teoricamente e empiricamente, Paulo Fábio buscou traçar os elementos formadores de um corpus político, o "carlismo" que, mesmo em declínio, ainda se faz presente no cenário político estadual, regional e nacional. Tradição por se coadunar com as práticas e atitudes mentais de um povo que, compreendido pelo seu futuro líder, estava atrelado a determinadas atitudes de tutela política típicas ao provincianismo ainda perene nas relações sociais. Autocracia por se tratar de uma prática política levada a cabo por ACM de forma centralizadora e modernizadora. O chefe político ACM, ao contrário do que se pensa, não é um coronel típico da República Velha, mas um planejador político hábil que soube aliar as velhas tradições políticas de seu estado e de seu país com as inovações macroeconômicas da quais foi contemporâneo.
Por fim, o carisma. Este conceito tão vulgarmente alardeado pelo senso comum está associado ao seu motor na sociologia de Max Weber. O carisma, no caso, pode ser compreendido enquanto relação de dominação e qualidade da ação social de ACM enquanto ator político . A oratória, aliada à liderança, ao exemplo e à determinação eminentemente política são qualidades que os governados exigem de seus governantes. ACM, como poucos, soube identificá-las e as aplicou em benefício próprio, de seu grupo e de seu estado, não necessariamente nesta ordem, pois que variava de acordo com o instante e às necessidades. Enfim, o livro demonstra que ACM, como muitos de seus pares na política regional, foi uma liderança coerente com seu tempo, sua gente e seu país. Nada mais, nada menos.
Portanto, mesmo com todas as normas peculiares a uma produção de caráter científico, Tradição, Autocracia e Carisma é uma obra de leitura prazerosa. Não foi por acaso premiado com o título de "Melhor Tese do Ano" pelo IUPERJ, centro de excelência da Ciência Política Brasileira. É uma obra que vai marcar aquele que se dispuser a lê-lo sem juízos de valor apressados quanto ao seu personagem principal. Numa palavra: imperdível."
Resenha publicada no Blog do Helder Teixeira- 10/09/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário