sábado, 23 de janeiro de 2010

João Ubaldo , em Itaparica, comemora 69 anos

Neste sábado (23), a partir das 19h, será comemorado, na Biblioteca Juracy Magalhães Jr., em Itaparica, os 69 anos do escritor, jornalista e ocupante da 34ª cadeira da Academia Brasileira de Letras, João Ubaldo Ribeiro. A celebração contará com apresentação musical, teatral e de dança.
Foi nesta biblioteca que o escritor traduziu para o inglês o sucesso Viva o Povo Brasileiro, além de escrever a obra O Sorriso do Lagarto. Na Juracy Magalhães Jr. constam todos os livros escritos por João Ubaldo, incluindo o mais recente, O Albatroz Azul, lançado em 2009.
O evento integra a programação do Café com Leitura, projeto que movimenta o verão da biblioteca, e contará com apresentação musical do Coral Odonto-Bahia, sob a regência do maestro Alcides Lisboa e do Grupo Vocalize com a cantora lírica Cyrene Paparotti, além de apresentação de dança flamenca, com o Grupo Aires, e dança árabe, com o Grupo Cultural Eixo Afro-Árabe.
Em 2008, João Ubaldo foi agraciado com o Prêmio Camões, considerado o maior da língua portuguesa. Sua obra literária ainda passa por publicações de contos, crônicas e ensaios, além dos livros Sargento Getúlio, Viva o povo brasileiro, O sorriso do lagarto, A Casa dos Budas Ditosos, entre outros.
Origens
Itaparicano, Ubaldo já foi repórter no Jornal da Bahia, em 1957, e foi transferido para A Tribuna da Bahia, onde chegaria a exercer o posto de editor-chefe. Na Biblioteca Juracy Magalhães Jr., em Itaparica, por muitos anos, utilizou uma das salas para produzir artigos e livros. João Ubaldo também lançou o primeiro livro virtual brasileiro - Miséria e grandeza do amor de Benedita.
O Rei da Noite, de 2008, é uma coletânea de 34 crônicas que relatam a tentativa de transformação do estilo de vida do escritor e ainda histórias divertidas do boêmio em bares cariocas.
Além de oferecer um acervo com mais de 23 mil livros catalogados, a Biblioteca Juracy Magalhães Jr. (Itaparica) reúne, com o projeto Café com Leitura, a comunidade itaparicana para diversas atividades culturais durante todo o mês de janeiro. Exposições, lançamentos de livros, oficinas, feiras artesanais, recitais, e apresentações musicais e de dança fazem a programação de verão da Biblioteca, aberta ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário