quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Na Fieb, Pinheiro defende volta da Conder à sua missão original

Osvaldo Campos*
Em reunião na manhã desta quinta-feira no Conselho de Desenvolvimento Empresarial Estatégico da FIEB, presidido por Clovis Torres (foto), o Secretário de Planejamento do Governo da Bahia, Dep. Walter Pinheiro, defendeu o retorno da CONDER à sua missão original, o planejamento urbano e a articulação dos municipios da Região Metropolitana de Salvador.
Segundo Pinheiro, num eventual segundo mandato de Wagner, a Conder deverá estar vinculada à SEPLAN e ficará responsável pelo planejamento do desenvolvimento da Região Metropolitana de Salvador. Questões estratégicas para a economia de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçarí, Simões Filho e toda ilha de Itaparica , como o sistema de transporte de massa e a futura ponte Salvador - Itaparica estão a exigir uma atenção especial por parte do Governo Estadual e uma articulação entre os diversos municípios que compôem a RMS.
O Secretário Walter Pinheiro anunciou que foi entregue pelo Governador Jaques Wagner ao presidente Lula, a PMI – Proposta de Manifestação de Interesse para construção da ponte Ponte Salvador – Itaparica. A futura ponte deverá ser incluída na segunda etapa do Programa de Aceleração de Crescimento do Governo Federal - PAC-2 e fortalecerá o vetor de integração do Oeste – Leste, articulando a RMS com a BR 242, em direção a Castro Alves, Seabra, Barreiras , Luis Eduardo e o estado do Tocantins.
Confirmou também a assinatura de acordo de cooperação entre o Governo da Bahia e a empresa sueca SAB/Grippen, a ser assinado em fevereiro, que deverá significar ganhos para a Bahia, no que diz respeito ao desenvolvimento do Parque Tecnológico. Instalação de unidade industrial do grupo poderá se concretizar caso o Governo Federal se decida pela compra dos aviões de combate do grupo empresarial sueco.
* Engenheiro e Mestre em Administração, Osvaldo Campos é membro dos Conselhos de Desenvolvimento Empresarial Estratégico e de Infra-estrutura da Fieb. É também o editor deste Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário