quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Estaleiro Enseada do Paraguaçú promoverá desenvolvimento sustentável no Recôncavo

A Audiência Pública promovida pelo Ibama no município de Maragogipe na segunda-feira, 18, com o objetivo de apresentar e discutir com a sociedade o Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/RIMA) do Empreendimento Estaleiro Enseada do Paraguassú, reuniu cerca de 1.500 pessoas entre ambientalistas, professores universitários, moradores dos inúmeros municípios da região, pescadores, marisqueiras, agentes governamentais, representantes do judiciário, quilombolas, enfim, todos os setores interessados na implantação do empreendimento na região do recôncavo baiano.
O evento, que teve início às 18:30 h do dia 18 e se encerrou na madrugada (03:00 h) da terça-feira, 19, foi presidido pelo coordenador de mineração e obras civis, Jorge Luiz Reis, da Diretoria de Licenciamento do Ibama Brasília, e contou com a participação de analistas ambientais da área de licenciamento do Ibama Bahia e da Procuradoria Federal Especializada (PFE).
De acordo com a coordenadora da área de licenciamento do Ibama na Bahia, Cíntia Levita, durante todo o período de realização do evento houve aproximadamente 200 questionamentos escritos por parte dos participantes e mais um número expressivo de manifestações orais. Cíntia afirma que todos esses questionamentos - cujo teor basicamente pautavam a contratação de mão-de-obra local e os benefícios advindos com a implantação do empreendimento na região, além dos aspectos relacionados à proteção ambiental da área -, foram respondidos.
A discussão em torno do EIA/RIMA do Empreendimento Estaleiro Enseada do Paraguassú, segundo Cíntia Levita, foi muito importante “porque oportunizou que a comunidade levantasse questionamentos, aspectos sobre a implantação do empreendimento, que provavelmente irão influenciar, subsidiar, durante a elaboração do Parecer Técnico”.

3 comentários:

  1. Estava na hora: Bem vindo Estaleiro Enseada do Paraguaçú, o povo local precisa muito de desenvolvimento e também o próprio local.

    ResponderExcluir
  2. eu acho, isso muito importantes, fazendas de familiares, foram vendidas para o estaleiro advogados responsavèis pelo esaleiro: luci cristina machado da silva, alailton tavares silva, e priscila soares, contato:3308-3317, fale com advogados: meusdireitosonline@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  3. a terra de enseada, do paraguaçu esta largada, la nao tem uma praça, nao tem um posto medico, nao tem um asfalto de qualidade , a regiao simplismente foi deixado por todos os prefeitos de maragojipe, eu peço por favor as grandes autoridade que tomem uma providencia com essa regiao por que eles precisao muito, a maioria do povo da enseada vivem da pesca, eles sobrevivem com essa atividade pesqueira, que infeslimente nao tem muito sustento advogados responsavèis:luci cristina machado da silva, alailton tavares silva, e prescila soares, fale conosco: meusdireitosonline@hotmail.com.br

    ResponderExcluir