quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Porto Sul no PNV

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, ontem, a emenda parlamentar que inclui o Porto Sul, localizado na região de Ilhéus, na relação de portos do Plano Nacional de Viação (PNV).
A validade efetiva da medida depende agora da aprovação do presidente Lula. O secretário de Planejamento, Walter Pinheiro, que acompanhou a votação, explica que, uma vez sancionada, a inclusão vai possibilitar maiores investimentos federais nas obras do Porto Sul, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
"Colocar o Porto Sul dentro do PNV garante a execução das obras e, mais ainda, o coloca no mapa do sistema portuário brasileiro. É como se agora o projeto existisse de fato", comentou.
Complexo logístico - O Porto Sul fará parte de um complexo logístico que inclui também a Ferrovia Oeste-Leste. "Este é mais um passo para dinamizar a economia da região que, ao longo dos anos, passou por dificuldades, a exemplo da cultura cacaueira, e que agora ganha força a proposta de criar, no território litoral sul, a segunda região metropolitana do estado, que inclui ainda um novo aeroporto em Ilhéus", destacou Walter Pinheiro.

Área portuária ficará na Ponta de Tulha

Com um investimento aproximado de R$ 1 bilhão, o Porto Sul será construído na localidade de Ponta de Tulha, ao norte de Ilhéus, mediante estudos ambientais, e tornará o município uma das principais cidades portuárias do país e da Bahia, um estado estratégico para a movimentação de cargas.
A nova saída portuária do litoral sul do estado vai potencializar, sobretudo, o escoamento de soja das regiões Centro-Oeste e Oeste do estado. Dessa forma, contribuirá para a recuperação da economia regional, permitindo também a ampliação de atividades econômicas como mineração, agricultura e comércio.
Além disso, o Porto Sul fará parte do novo complexo logístico de Ilhéus, que inclui também a construção da Ferrovia Oeste-Leste, de rodovia, aeroporto internacional, uma Zona de Processamento de Exportações (ZPE) e do Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene).

Nenhum comentário:

Postar um comentário