sábado, 12 de setembro de 2009

Mãe Stella de Oxóssi - 70 anos de iniciada, no Terreiro Kêtu do Afonjá

Nascida em 1925, em Salvador, foi iniciada em 12 de setembro de 1939, aos 14 anos, por Mãe Senhora – Maria Bibiana do Espírito Santo, Íyálórìsà do Ilê Axé Opô Afonjá, casa de Candomblé da nação de Keto, localizada no bairro de São Gonçalo do Retiro, em Salvador / BA. Após a iniciação recebeu o nome (orúko) de Ode Kaiodê. Em 17 de junho de 1976, aos 51 anos, toma posse como a nova yálórìsà do Ilê Axé Opô Afonjá. De lá para cá, seu trabalho tem sido incansável para preservar todo esse patrimônio religioso e cultural que lhe foi confiado por Xangô, dono do Axé, e por todos os orixás. Como Ode, seu pai e protetor, Mãe Stella está sempre alerta buscando novos caminhos para o povo do orixá. Em 1983, lança o brado contra o sincretismo, desvinculando de vez o Candomblé da Igreja Católica e afirmando-o como Religião. Em 2005, foi indicada para o Nobel da Paz.
Hoje, aos 84 anos, continua firme na sua luta. Como diz Vera Felicidade, Mãe Stella é: “Uma típica filha de Oxossi”, e mais: “É o ofá (arco e flecha) de Oxossi, inteiro, forte e estável, e ao mesmo tempo, flexível, sempre pronto a disparar a seta”. Mãe Stella é realmente uma grande líder e uma grande Mãe, preocupada com os destinos de sua religião e de seus filhos aos quais acolhe com carinho e serenidade. Em 2009, está completando 70 anos de iniciada. Em 2010, o Ilê Axé Opô Afonjá estará completando 100 anos de história.

Um comentário:

  1. Que pena não tive a oportunidade de beija-la e de abraçar. Te amei e te amarei desde quando te vi nas redes sociais.É uma sensação de paz e muita luz poder estar do teu lado. Feliz daqueles que tiveram essa grande honra.Te amo mãe que a tua luz e a tua sabedoria continue trazendo para nossa terra a doutrina que as pessoas ainda precisam aprenderem.Descanse em repouso e se purique na terra dos nossos orixás. Evolua na terra ancestral para sempre que precisarmos de ti poder contarmos. TE AMO BJ. EU SOU UMBANDISTA. SOU FILHA DA OXUM E DO GRANDE CAÇADOR. DEUS TE ILUMINE MÃE ESTTELA DE ODÉ

    ResponderExcluir