terça-feira, 8 de setembro de 2009

Fifa pode excluir Salvador como sede da Copa 2014

Rodrigo Prada
A Copa de 2014 corre risco de encolher, três meses após o anúncio, duas cidades correm o risco de não sediar a Copa, reduzindo o total de sedes a dez( fonte -executivos da Fifa). Segundo o jornal Folha de São Paulo, atrasos e capacidade financeira devem reduzir a dez as cidades no Mundial. “Os executivos da Fifa também não gostaram de alguns projetos. Pelo menos duas cidades pretendem construir ‘puxadinhos’ em seus estádios para abrigar os jogos da Copa”, escreveu o jornal, referindo-se a Salvador e Cuiabá.
O atraso no cumprimento dos prazos exigidos pela Fifa e a desconfiança dos estrangeiros com a saúde financeira dos Estados para bancar as obras são os principais pontos de descontentamento da entidade.
Nenhum dos nove governos estaduais lançou o edital de licitação das obras das arenas do Mundial até a última segunda, como estabeleceu o COL.
Por terem estádios privados, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre estão livres da exigência.
Na sexta-feira, os projetos dos estádios teriam que ser apresentados ao COL. Os documentos foram entregues, mas ainda não foram examinados.
Se considerados insatisfatórios, os projetos podem ser excluídos. As cidades não seriam substituídas e se chegaria a um total anteriormente previsto pela Fifa (que as aumentou para 12 após pressão da CBF).
O número é o mesmo da Copa do Mundo da Alemanha, em 2006. Já na África do Sul, local do próximo Mundial, dez cidades abrigarão jogos.
Por causa da série de atrasos, o COL teme um vexame em 28 de fevereiro, data estabelecida para o início das obras nos estádios que vão abrigar o torneio.
A preocupação é com a capacidade financeira de execução das obras de algumas cidades menores. Cuiabá, por exemplo, já mudou o projeto duas vezes em menos de seis meses.
Estádios como os de Natal, Recife e Manaus, que foram apresentados apenas em maquetes, também deixam os organizadores temerosos.
Sem conseguir atrair parceiro privado, o governo do Amazonas já anunciou que bancará sozinho a pesada obra do novo Vivaldão, que terá capacidade para 47 mil pessoas e já foi orçada em R$ 400 milhões
Notícia veiculada no portal copa 2014. www.copa2014.org.br

2 comentários:

  1. sou formando do curso de negocios internacionais da UNIFACS. Estou precisando de informações sobre o Porto de Salvador e gostaria de utilizar seus textos ou informações em meu trabalho de conclusão d curso para 2009.2, tema: melhorias no Porto de Salvador visando a COPA 2014.
    Edmário Santos
    e-mail: edsantos_2005@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Pelo amor de Deus, mudem esse plano de fundo. Com essas bolinhas fica impossível de ler. Nos primeiros 2 minuntos as vistas jah começam a ficar embaçada.
    =D

    ResponderExcluir