terça-feira, 22 de setembro de 2009

Um dia sem carro

Colapso urbano
A maioria das metrópoles padece de excesso de automóveis circulando em suas ruas e avenidas. Em Salvador já são mais de 530 mil veículos. Congestionamentos infindáveis, fumaça saindo pelos escapamentos, buzinadas e xingamentos: cenas que lamentavelmente já fazem parte do dia-a-dia dos habitantes de nossa cidade. A frota brasileira de automóveis ultrapassou 32 milhões de unidades
. Uma média de 6,52 habitantes por carro, ou seja, 0,15 carro por habitante. A cidade de São Paulo, líder do ranking nacional, é detentora da perigosa estatística de um carro para cada dois habitantes. A tendência? Crescer cada vez mais....
Afora a depreciação de aspectos sociais e do fracasso do convívio nas cidades, a “cultura do carro” é também apontada como um dos vilões do meio ambiente. A emissão de gases de efeito estufa, causadores do aquecimento global, é um dos fatores que mais pesa contra os veículos particulares. Estima-se que 40% da poluição do ar é gerada por transportes movidos a combustível fóssil.
Mudança de hábitos
Por mais que, num primeiro momento, o problema possa parecer complexo demais para fazermos parte de sua solução, simples mudanças de hábitos ajudam (e muito) a combatê-lo ou minimizá-lo. Veja abaixo algumas delas:
. Planeje seus deslocamentos,
. Percorra distâncias curtas a pé ou de bicicleta
,
. Utilize transportes coletivos pelo menos um dia por semana para ir ao trabalho,
. Prefira meios de transportes limpos aos poluentes,
. Quando utilizar o carro,dirija com economia,

. Prefira automóveis com motores movidos a álcool (combustível menos poluente do que a gasolina).
Podemos cobrar das autoridades públicas , medidas que facilitem este movimento.
Listamos abaixo algumas delas:
. Renovação/expansão da frota e capilaridade dos sistemas de transportes coletivos (como ônibus, metrô e trem),
. Criação/expansão de ciclovias nas cidades,
. Aluguel de bicicletas públicas,
. Criação de bicicletários (estacionamentos públicos de bicicletas) em pontos estratégicos,
. Rodízio de automóveis por placa,
. Pedágio Urbano
Note que são atitudes relativamente simples de serem tomadas e que, sem dúvida, somadas, têm um efeito mitigatório significativo sobre os problemas ambientais enfrentados atualmente pela nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário