quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Debate no CREA sobre a Copa de 2014 e as Intervenções em Salvador

Prof's Marcus Alban, Sandro Cabral e Paulo Ormindo no debate do CREA
Foi realizado ontem no auditório do CREA /Bahia debate público sobre a Copa de 2014 e as intervenções em Salvador. O debate foi o primeiro de uma série que tem como objetivo analisar os impactos das intervenções previstas para Salvador em virtude da realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014.
Este primeiro debate teve como tema a Fonte Nova, as intervenções previstas pelo Governo do Estado e as alternativas viáveis, abordando os aspectos arquitetônicos, estruturais, econômicos e de Gestão Urbana.
As conclusões serão encaminhadas aos órgãos públicos responsáveis visando a melhoria das condições urbanas e a redução das desigualdades no uso dos espaços públicos.
Pela manhã foram apresentados pelo Secretário do Trabalho, Emprego e Renda e pelo representante do consórcio vencedor da seleção feita pelo Governo da Bahia, o projeto do novo complexo esportivo que substituirá a atual Fonte Nova. Com custo estimado em mais de R$ 500 milhões, a nova Arena esportiva implicará na demolição da atual Fonte Nova do Ginásio Antônio Balbino e do parque aquático.
Foi anunciado pelo secretário Nilton Vasconcelos (foto) a consulta pública pela internet até o dia 9 de setembro, onde a sociedade civil pode se manifestar por e-mail sobre o projeto e contribuir para o aperfeiçoamento do mesmo (www.setre.ba.gov.br).
Na parte da tarde, com a presença dos professores Marcus Alban e Sandro Cabral, além dos diretores do IAB Bahia, Arquitetos Paulo Ormindo e Carl von Hauenschild e do Engº José Leite, foram discutivas as alternativas viaveis ao projeto, sob os pontos de vistas , econômico, arquitetônico, estrutural e da gestão urbana.
Foi demonstrada a viabilidade técnica da recuperação estrutural do estádio, sem a necessidade da sua completa demolição, resultando num projeto mais econômico que preservaria o complexo aquático , as pistas de atletismo e o ginásio de esportes.
Pelo presidente do IAB, Arq. Paulo Ormindo (foto), foi criticada a ausência de representantes do poder público estadual na parte da tarde, bem como o não aproveitamento dos quadros acadêmicos da Bahia na discussão de alternativas ao projeto, tornando o processo decisório pouco democrático.
O Prof. Sandro Cabral manifestou sua preocupação com a possibilidade do desperdício do dinheiro público num projeto muito caro e elitizado, com risco de se replicar na Bahia o ocorrido no Rio de Janeiro com o Estádio João Havelange (Engenhão), onde foram investidos mais de R$ 500 milhões de recursos públicos num complexo esportivo que logo depois foi repassado para o setor privado e hoje, está sub-utilizado.
O Prof. Marcus Alban manifestou preocupação com a exiguidade do prazo para implantação dos projetos e na ausência de estudos mais detalhados sobre o perímetro de entorno ao Estádio. Entre os projetos abordados por Marcus Alban, destaque para a requalificação do bairro do Comércio e a revitalização da área portuária. Manifestou-se favorável à conciliação das atividades operacionais do Porto de Salvador com a destinação de áreas para lazer, cultura e turismo. Segundo o professor, a expansão do porto deveria se dar com o aterro de áreas e a liberação de alguns dos atuais armazéns para o projeto de revitalização, com implantação também de instalações para o receptivo aos Cruzeros Marítimos.
Finalizando o evento o presidente do CREA , engenheiro Jonas Dantas, anunciou um novo debate sobre as intervenções para a Copa de 2014, que terá como tema a questão da mobilidade urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário