domingo, 2 de agosto de 2009

Um Tema , uma grande obra. Memorial de Canudos

Como reproduzir em imagens fatos que ocorreram há 100 anos e dos quais só restaram umas poucas e precárias fotografias? Esse foi o desafio enfrentado pelo artista plástico baiano Tripoli Gaudenzi.
Nascido em Salvador, em 1939, Gaudenzi chegou a se formar em medicina pela Faculdade de Medicina e Saúde Pública da Bahia. Mas desde criança se dedicou ao desenho e à pintura. Autodidata, nos anos 60 integrou em sua cidade o Grupo Bazarte de jovens artistas e freqüentou o ateliê de pintores amigos no Brasil e na Europa. Na década seguinte, fez várias exposições individuais. A partir de 1990, depois de anos de pesquisa, achou o seu tema por excelência e a ele se dedicou: Canudos. O assunto o fascinava desde a juventude, quando leu Os Sertões, de Euclides da Cunha.
Gaudenzi é talvez quem melhor reproduziu em papel e tela aquilo que Euclides narrou com tanto vigor. "Meu objetivo era mostrar às pessoas a importância e a beleza do tema", diz o artista. Depois de uma pesquisa bibliográfica em que selecionou cerca de 600 passagens descritas nos doze melhores livros sobre o assunto, o pintor chegou a 450 cenas tecnicamente viáveis. Destas, 400 se tornaram desenhos, aquarelas e óleos. Gaudenzi fez também pesquisa de campo em Belo Monte, local onde no final do século passado se ergueu o império de Antônio Conselheiro, e registrou a vegetação e o relevo. A partir disso, "deixei minha imaginação viajar, mas
sem trair a História", afirma ele. O projeto resultou numa exposição com 113 obras, Canudos Rediviva, inaugurada em 1991, na Primeira Semana Cultural de Canudos, e no livro Memorial de Canudos. Texto publicado originalmente na Revista Veja em 03/09/1997.

Um comentário:

  1. Interessante o trabalho sobre nossa historia e os mitos e realidades sobre Canudos com seu mentor Antônio Conselheiro. Gosto do assuntobe ate comprei na Biblioteca Nacional do Rio do Riobde Janeiro dois livros interessantes sobre os trabalhos de Euclides da Cunha com esboços e caderneta de campo sobre a topografia, sistema hídricos, barragens, etc. Tinha vontade de refazer os caminhos percorridos por ela na regiao.

    ResponderExcluir