sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Fonte Nova ficará pronta em 2012

A construção do novo estádio da Fonte Nova, interditado desde a tragédia de 2007 quando parte da arquibancada ruiu e matou sete torcedores, custará R$ 550 milhões e terá financiamento do BNDES. O edital para consulta pública, com prazo de 30 dias, será publicado na próxima semana, já que a obra será conduzida através de uma parceria público-privada (PPP). O edital de licitação sai em setembro, que é o prazo exigido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).
A cobertura do estádio, estimada em R$ 100 milhões, será feita com base no Estádio de Hanover, na Alemanha. Em relação ao aproveitamento de 40% do estádio original, estudos feitos demonstraram que isso não será possível, e a demolição derá de 100%. A Fifa exige que também seja retirada a pista de atletismo, para que as arquibancadas fiquem mais próximas do campo. Outra exigência da nova Fonte Nova, é que o estádio terá cerca de 55 mil assentos., com uma distância de 50 a 60 cm entre cada torcedor.
O vencedor da licitação deverá arcar com a demolição, com o projeto executivo e com os estudos de impacto ambiental. O estádio estará pronto em dezembro de 2012.

Arquiteto cria projeto ousado para o novo estádio do Barcelona

O arquiteto e também sócio do Barcelona, Emili Vidal, é autor do projeto de um novo estádio para o clube erguido em uma ilha artificial na costa da capital da Catalunha. A nova arena foi proposta à diretoria do clube e teria capacidade para aproximadamente 150 mil torcedores.
O estádio, além de ficar no meio do mar, será ligado ao continente por meio de uma ponte, possui formas arredondadas e uma fachada de vidro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário