sexta-feira, 21 de setembro de 2012

À deriva na crise urbana


Antônio Risério*
Sem projetos que prestem e sem investimentos relevantes, largada ao demo-dará pelos poderes públicos, Salvador vê sua projeção na cena brasileira encolher a cada dia. Veja-se agora, na conjuntura eleitoral. Pousado em São Paulo, trabalhando nesta área, me bato diariamente com o noticiário sobre o assunto. E a irrelevância de Salvador chega a ser chocante.
A mídia fala das eleições aqui, no Rio, em Belo Horizonte, no Recife, em Porto Alegre, Curitiba e mesmo Florianópolis (que lançou o beijo gay e faz a defesa da descriminalização da maconha na campanha do candidato do PSOL) e Fortaleza. Sempre. O que é raro é ter notícias de Salvador. O grau de desimportância da cidade chega a impressionar. É como se, nesses últimos tempos, ela tivesse se tornado uma estrela apagada no mapa do país. Nas eleições então, ela passa em brancas nuvens. Outro dia, aliás, em entrevista para a revista Continente, de Pernambuco, me perguntaram sobre a crise urbana brasileira e lá fui eu, obrigado a retratar nossa situação lastimável.
Hoje, na verdade, a crise é geral. Não há uma só metrópole brasileira que não se encontre em crise. Nenhuma cidade importante, de uma ponta a outra do país, vive dias tranquilos. Brasília vai ficando cada vez mais violenta. Curitiba, com aquela arquitetura pesada e fechada como boa parte de seus moradores, experimentou alguns avanços, mas, com suas favelas e discriminações, pouco tem a ver com retóricas à Lerner. Etc. O Brasil fez seu grande movimento de transição urbana – coisa que hoje vemos na China, na Índia e em países africanos como a Nigéria – entre as décadas de 1950 e 1970. Foi aí que tivemos a migração massiva do campo para a cidade, com o país deixando de ser vastamente rural para se tornar predominantemente urbano. Mas os problemas não foram resolvidos.
São Paulo se tornou mais desequilibrada, desigual e segregada, com uma nova e imensa periferia, formando-se a partir da década de 1950, no rastro da indústria automobilística – desta vez, não mais com imigrantes europeus, mas com a migração nordestina. Hoje, ainda é a nossa cidade mais rica e poderosa, mas é um lugar onde a “mobilidade urbana” corre o risco de se converter em ficção urbanística e os serviços públicos são de baixa qualidade. Mas triste, mesmo, é a situação de Salvador, mergulhada num estágio avançado de deterioração física e simbólica, com uma prefeitura que mescla corrupção e incompetência, um governo estadual omisso e uma população surpreendentemente apática. Para sair da grande crise urbana brasileira vamos precisar de um verdadeiro Ministério das Cidades, de uma verdadeira reforma urbana nacional e de uma verdadeira vontade coletiva de sair do buraco.
A jornalista me pergunta o que “a sociedade civil organizada poderia fazer para estimular a reeducação entre as pessoas e a cidade”. Começar a pensar em sua própria educação. – respondo. Procurar educar-se a si mesma. Porque essa ”sociedade civil” não é nenhum exemplo. É a grande criadora de problemas em nossa cidade, da grossura no trânsito à privatização escandalosa de espaços públicos. O problema hoje começa na educação doméstica e se prolonga na educação urbana. As pessoas perdem o senso dos padrões razoavelmente aceitáveis de conduta urbana. Num certo sentido, a expressão “urbanidade” , na minha adolescência, era nosso equivalente da sociabilité dos franceses. E hoje? A sociedade tem de reaprender até os chamados “bons modos”.
Bem. Toca o telefone. É meu amigo Adolpho Schindler. Notícias de Salvador. Entre outras coisas, ele me diz que tem gente do PT furiosa porque nossa first lady Fátima Mendonça declarou voto numa candidata a vereadora do Partido Socialista: Fabíola Mansur. Ora, o PT que se dane. Já não aguento mais essa voracidade patológica dos “companheiros”, com sua busca de tudo a qualquer preço e oportunismo para dar e vender. E como alguém pode se aborrecer com o voto de Fátima em Fabíola? Fabíola é mesmo o melhor nome para levantar esta nossa tão decaída Câmara. Também voto nela , claro.
*Antropólogo e escritor. Trabalha na campanha de Fernando Haddad em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário