terça-feira, 31 de agosto de 2010

A pressa & o Beliscão

Lucas Portela*
Há algum tempo viemos dizendo que a relação de Gedell Vieira Lima com o tempo lógico, próprio da política (e da clínica psicanalítica) era a pior possível. Agora, fica claro como a palavra “Pressa” aparece no seu discurso como um significante-mestre de uma cadeia de sintomas neuróticos que afeta a todos nós.
A começar pelo seu slogan de campanha: “A Bahia tem Pressa”. Ainda aquém e fora do campo do inconsciente, tal frase padece de gramática: “ter pressa” implica em complemento nominal. A Bahia teria pressa de algo – mas de que? Evidente que a tentativa é com isso transmitir a idéia de que a Bahia tem pressa de tudo (o que pode muito bem ser “pressa de nada”). Talvez seja apenas um modo de escamotear aquilo que mostra: não é a Bahia que tem pressa (de tê-lo como Governador), é ele que tem pressa disso – e por meio de uma inversão pulsional/gramatical, afirma o contrário.
A “pressa” de Geddel geralmente se associa a idéia de que o Governo Jaques Wagner é especialmente lento. Ora, os fatos não apontam nessa direção nem a população em geral percebe desta forma. Claro que ela considera um governo mais lento do que os de ACM, por exemplo – mas não foi isso que ela escolheu em 2006? Um governo operante, no entanto democrático – e o preço disso é que os atos sejam tomados com mais parcimônia, porque com mais discussão, embora com o mesmo vigor e eficiência, ou até maiores. Foi nesse passo, lento a princípio, firme depois, célere hoje que a Secretaria de Cultura vem desmontando palmo a palmo o Axé-Sistem.
Assim o foi com as grandes obras de infraestrutura (anéis viários do Aeroporto de Salvador e da Rótula do Abacaxi, Ferrovia Oeste-Leste, etc.), que tiveram algum atraso natural quando ainda no papel dada a mudança de metodologia de fiscalização e acompanhamento de obras (para melhor, diga-se de passagem) – e uma vez superada esta etapa, se realizam com celeridade e sem atrasos.
Portanto, o significante “Pressa” no discurso geddelista soa por vezes como arbitrariedade e discricionaridade – especialmente se junto a seu outro slogan, “Pra chegar e resolver”. Resolver o que? A Bahia é um problema a ser resolvido? Você votaria em alguém que trata a maior potencia cultural do país como “problema” que ele vai “resolver assim que chegar”, sem uma pausa de reflexão e interpretação da realidade entre o “Chegar” e o “Resolver”?
Até aí, nenhuma novidade: o discurso dele revela o que quer esconder. Isto é: que se trata de um carlismo elevado a condicão de mitologia burguesa. O carlismo sem lastro, sem conteúdo. O carlismo esvaziado de si mesmo – metodológico sem ser principialista.
Cabe sempre lembrar a Geddel Vieira Lima que a pressa sem rumo leva por vezes, não ao objetivo alcançado, mas a colizões catastróficas. Cabe a um governante ter certa pressa, até porque 4 anos não é tanto tempo assim; só que cabe primeiro ter rumo, para a pressa não levar ao abismo.
É o que acontece por exemplo com João Henrique Carneiro. Esta semana, para se safar do maior escândalo de adminsitração urbana da Nova República (e que põe os frangos de Celso Pitta e Paulo Maluf no chinelo), o apaniguamento de Transferências do Direito de Construir (TransCons) sem ter Conselho da Cidade empossado – pra se livrar disso, João Henrique cria outro escândalo (ligado intestinalmente a este): a demolição arbitrária das barracas de praia de Salvador.
O problema se arrastava a seis anos. No primeiro mandato municipal, quando por estar ligado a intelectualidade anti-carlista da Capital (da centro-direita de Nestor Duarte a extrema-esquerda de Ney Campello, passando pelo centrismo keynesiano e fiscalmente responsável de Reub Celestino), a coisa foi abrandada por liminares. Agora, por não ter sido feita a tempo, a coisa acontece interessadamente aos trancos e barrancos. Cabe aqui mais uma análise do significante “pressa”: pressa é o que se tem quando as coisas não foram resolvidas no devido tempo. Anos trabalhando na maior emergência hospitalar do Nordeste (o Hospital Roberto Santos) me ensinaram que, para o que é urgente, o melhor é agir ponderadamente, e não na incitação dos acontecimentos: urgência e pressa não apenas não são sinônimos, como por vezes se excluem. Geddel quer dizer que é bom ter pressa no governo dele porque nele nada será resolvido no tempo normal, com parcimônia?
Sobre o episódio das barracas e das TransCons cabe uma observação notável. Na última quinta-feira alguns Conselheiros da Cidade, eleitos e não empossados, fizeram protesto pacíficio em frente ao Palácio Tomé de Souza, sede da Prefeitura, junto com algums vereadores PTistas. Apanharam da guarda-municipal. Quem lhes tomou a defesa? Vereadora Andrea Mendonça, do PFL, filha do arqui-carlista Félix Mendonça (embora seu outro filho, Félix Jr., esteja com Wagner, no PDT, e defenda sinceramente idéias similares ao do Governador, como ter VLT até o Aeroporto, e não BRT). Notem: João Henrique conseguiu fazer o PFL defender o PT! Só um gênio consegue juntar contra si as duas forças políticas mais antagônicas do Estado!
Ainda, boa parte dos “atrasos” do Governo Wagner se devem aos Geddelistas. Exemplo máximo: o
Elevador Urbano de São Miguel-Desterro. O PDDU criminoso aprovado por João Henrique prevê a expansão de 4, para 20 ascensores públicos (fundamentais para uma cidade que ocupa topos de morro, como Salvador) – o que bem ou mal, é bom. Destes, a prefeitura não tem projeto de nenhum. O Estado tem de um, por João da Gama Filgueiras Lima, ligando o Mercado de São Miguel na Baixa dos Sapateiros ao Convento do Desterro em Nazaré e à Rua das Laranjeiras, no Pelourinho. E tem dinheiro em conta pra fazer, reservado. Mas não abre licitação. Por que? Porque o apressado João Henrique Carneiro, ligado ao apressado Geddel, não tem nenhuma pressa em ceder ao Governo Estadual o Mercado Municipal de São Miguel. Sem isso, o Governo Estadual não pode lançar qualquer edital de licitação para a obra.
A pressa de Geddel acaba sendo uma forma de, na prática, atrasar não apenas os ganhos para a Bahia, e sim também para o município de Salvador, a que indiretamente governa. É este o grande e ágil Ministro da Integração Nacional, incapaz de integrar bem estado e cidade no Centro Antigo da Capital Bahiana? Geddel e João Henrique, como já dissemos antes, fazem essa
politicazinha do beliscão.
Por fim, Geddel, que se quer crer um político popular, esqueceu-se de dar ouvido a dois ditados populares (coisa que Freud nunca deixou de fazer) a respeito da “Pressa”. Um diz que a “Pressa é inimiga da perfeição” – e num governo de alguém para quem “A Bahia tem Pressa”, já se pode imaginar o tamanho e a quantidade de imperfeições no porvir. A outra é que o apressado ou come cru, ou queima a boca. E esta podemos deixar o Suíno interpretar sozinho.
*Lucas Jerzy Portela é um aristocrata decadente bahiano, a lá gauche. Adora carurú de preceito (ou de Páscoa) e qualquer comida típica de lugares a que visita. Não irá a Europa senão na copa de 2014, mas pretende daqui até lá conhecer cada canto deste país. Alega ser amigo íntimo do fantasma desencarnado de Marcel Proust, a quem dedica este blog. Criado na Barra-Avenida, teve a vida toda a melhor praia urbana do mundo (o Porto da Barra) no quintal de casa. É recifense por adoção intelectual, paulistano por afetos e baiano do recôncavo (que afirma incluir a Capital) pelo baixo-ventre. Considera-se um dos que zela pela alegria do mundo - e este blog ( http://ultimobaile.com ) é atualmente sua principal ferramenta para tal. Do ponto de vista prático e objetivo, graduou-se em Psicologia, profissão que exerce no âmbito da clínica na Secretaria da Saúde do Estado da Bahia - Hospital Geral Roberto Santos

3 comentários:

  1. Gostaria que o caro blogueiro me explicasse a falta e investimento do governo Wagner em educação, saúde e segurança? Também gostaria que me explicasse por que o Centro Histórico de Salvador se encontra no estado que está? E a Fonte nova que só será da Bahia em 2045 por causa de uma negociação que só beneficiou as empreiteiras particulares? M e explique por que Wagner liberou a Fonte Nova para a torcida e deu no que deu: 7 mortos! Me explique por que a escola estadual que minha filha estuda não tem papel nem para um atestado? Sabe qual e a explicação para tudo isso? A WAGAREZA!

    ResponderExcluir
  2. O Centro Historico, caro Cassio, tem um Plano de Reabilitação construido popularmente e que recebeu premio da Caixa Economica Federal e da UN-Habitat.

    O jeito que está o Centro Antigo de Salvador? Cheissimo e redivivo! Eu vou lá toda semana, mais de uma vez por semana, e estou satisfeito.

    Quem não está satisfeita é a Globo, que fica espalhando a mentira de que ele está abandonado. Acredita quem quer.

    ResponderExcluir
  3. é, Cassio: erigir, do nada, 4 sinfonicas jovens em 4 anos é ser "devagar"...


    o feito é quase milagroso. Quem nunca viu o Neojibá tocando, é incapaz de compreender o significado do Governo Wagner. Para o bem e para o mal.

    Você já viu?

    ResponderExcluir