sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Mar de lama na Prefeitura de Salvador

Evilásio Júnior*
Os recentes casos da prisão do blogueiro João Andrade Neto, da suposta extorsão a empresários da Ademi-BA e a denúncia da ex-secretária municipal do Planejamento, Kátia Carmelo, de um possível esquema de negociações irregulares das Transcons na Prefeitura, podem estar interligados. O secretário James Correia relatou que não tem conhecimento profundo dos procedimentos para concessão das Transferências do Direito de Construir, mas tudo leva a crer, até pela citação dos mesmos nomes em situações distintas, que há interseção.
“Só sei que é um caso que está sendo apurado e há pessoas envolvidas nos dois episódios. Kátia Carmelo está envolvida de um lado e outro (Ademi e Transcons). Sei que Cláudio Silva é um excelente profissional, que foi professor comigo na universidade, mas só um estudo técnico e a análise do processo irão dizer se o procedimento está contaminado ou não. Acho que pode ter ligação”, opinou. Conforme o gestor, é necessário ainda que juristas verifiquem se a concessão de Transcons emitidos antes da aprovação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, dada por meio de parecer da Procuradoria Geral do Município para explorações não permitidas no PDDU, é legítima.
James Correia recebeu nesta quarta-feira (19) uma nova carta sobre denúncias de extorsão a empresários ligados à Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-BA). O titular da SICM defende que assim como os documentos anteriores, encaminhados à Secretaria de Segurança Pública e ministérios públicos Estadual e Federal (MPF), os dados sejam compartilhados. “Eu só não vou sair por aí distribuindo para qualquer um. Mas, uma vez solicitados, tenho que colocar à disposição. Podem ser a peça do quebra-cabeça necessária para a compreensão do caso. Os dados são públicos e servem para o conhecimento da sociedade e do Ministério Público e para a Justiça fazer o julgamento.
Testemunho é prova.
O assunto e os dados estão aí e outros virão”, apostou. Segundo ele, ao contrário do que foi contestado por pessoas citadas como supostamente envolvidas no episódio, o texto apócrifo não deve ser ignorado. “Só quem acredita em Papai Noel acha que não tem problema. Temos um circo armado que começa a cair. Acho que vamos ver uma coisa como nunca se viu na Bahia. Nunca tivemos um processo com tantos políticos e empresários envolvidos. Estamos investigando uma quadrilha inteira. Tem dados curiosíssimos nos processos, como apartamento em nome da mãe de uma pessoa e que nunca foi declarado em Imposto de Renda”, revelou.
O secretário James Correia ratificou ainda a denúncia de envolvimento do empresário Hérder Mendonça, que era proprietário do Rock in Rio Café do Aeroclube Plaza Show, como um dos líderes do suposto esquema de extorsão citado na carta apócrifa. Ele revelou que o empreendedor tentou corromper um gestor da própria SICM e diz ter provas.
“Hérder esteve lá em nossa Secretaria para mostrar fotos das obras de Carlos Suarez( na Foto com Chico Bastos) ao secretário da Indústria Naval e Portuária Roberto Benjamin, que foi colega dele na Odebrecht, pedindo que o levasse a Suarez para encontrar ‘soluções para os problemas dele’. Isso é muito grave. Ele tentou envolver um secretário de Estado. Ninguém procura mostrar fotos de terceiros a troco de nada. Tenho todos os registros de entrada e saída de Hérder aqui da Secretaria. Temos o relato do secretário sobre o que aconteceu. São coisas lamentáveis”, apontou. De acordo com o titular da Indústria, Comércio e Mineração, a prisão do dono do Pura Política ajudou a elucidar algumas questões, como a ligação entre o blogueiro e Mendonça citada na denúncia. “Com o caso de João Andrade tudo ficou claro, uma vez que ele começou a agredir empresários pelo site.
Não precisa ser Sherlock Holmes para entender o que acontecia”, salientou.
*Jornalista do Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário