domingo, 10 de fevereiro de 2013

Planejamento que transforma cidades

Aníbal Gaviria Correa*
"Um bom planejamento irá transformar a sua cidade"
O planejamento urbano é uma ferramenta fundamental para os líderes locais no apoio à realização da visão de uma cidade. Um guia que oferece aulas e ideias sobre o planejamento urbano é importante para prefeitos e outros líderes locais. Em nossa experiência em Medellín, na Colômbia, nós aprendemos a importância do planejamento urbano para o bom desenvolvimento. Temos instrumentos para o planejamento urbano que são aprovados pelo Conselho Municipal, com o envolvimento dos moradores e é obrigatório para os líderes locais para produzir planos. Embora sejam muitas vezes considerado como uma exigência burocrática, planos urbanos - mesmo aqueles com uma validade curta de quatro anos - pode ter um impacto sobre a cidade para os próximos 20 anos e mais, se forem devidamente concebidos e sistematicamente executada.
De fato, um bom plano é a chave para o desenvolvimento. Se ele é criado com a participação dos moradores e identifica claramente os pilares do desenvolvimento futuro, pode desempenhar um papel crucial no crescimento da cidade. Seu impacto é dependente de vários fatores: ele precisa refletir o contrato social do território específico e não devem estar sujeitos à alterações abruptas e modificações com cada mudança no governo.
Em Medellín, temos conseguido uma importante transformação da cidade, porque nós conseguimos manter uma continuidade de ideias e abordagens para o desenvolvimento urbano nos últimos 10 anos. Isso foi possível porque os sucessivos governos ao longo deste período foram sincronizados – aproveitando as ideias do bom planejamento anterior, até que as metas de planejamento fossem alcançados.
Planos urbanos e a extensão de serviços e infra-estruturas que os suportam têm sido críticos em Medellín para demonstrar a presença de autoridades públicas e do Estado, especialmente em áreas da cidade onde o desenvolvimento informal era a caótica norma. A articulação dos agentes públicos para tais áreas teve um poderoso efeito transformador. Em Medellín, abordamos problemas criados pela topografia difícil para o planejamento de sistemas de transporte de massa. Lidar com a geografia e com o as necessidades de transporte de uma forma inovadora, com a utilização de vantagens económicas e ecológicas, resultou em melhoramentos na mobilidade. Isto, combinado com os investimentos em outras infra-estruturas, serviços públicos e equipamento, mudou áreas que anteriormente eram totalmente degradadas e marginalizadas.
"Urban Planning for City Leaders ", é um guia que  oferece insights de experiências reais sobre o que é preciso para ter um impacto e transformar uma realidade urbana através do planejamento urbano. É particularmente inspirador porque demonstra claramente as ligações de planejamento e financiamento, o que é importante para a efetiva execução. Planejamento urbano só pode alcançar êxito, com o investimento público e projeções realistas de investimentos.
O apoio de investidores privados, dos moradores e desenvolvedores também são importantes. Participação pública e diálogo com a comunidade são fundamentais, principalmente durante a execução de qualquer intervenção. “Planejamento Urbano para os Líderes da Cidade” apresenta muitas práticas bem sucedidas que enfatizam estratégias para abordar problemas reais. Ele compartilha ideias e fornece inspiração em torno de princípios-chave de planejamento urbano que podem resultar na transformação urbana real.
Aníbal Gaviria Correa, na apresentação da publicação da UN Habitat:  " Urban Planning for City Leaders
Prefeito da cidade de Medellin, Colômbia - 2012-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário