domingo, 3 de fevereiro de 2013

Carnaval: gosto se discute, sim


Lourenço Mueller*
Pois é, o ditado popular está errado, bom e mau gosto se discutem. Não se pode é seguir a norma subliminarmente imposta pela Rede Globo que, para defender-se de programas de extrema mediocridade e mau gosto como o BBB, fomenta este medo da discordância, essa unanimidade burra – e conheço intelectual que está “embarcando” nessa de não discordar para não parecer antipático – como se polemizar fosse politicamente incorreto.  “ah, o cara é muito chato e discorda de tudo”, tenho ouvido isso, como se fosse rabugice do sujeito que tem coragem de proferir e preferir o dissenso.
Discutir a opinião do outro é até sinal de respeito, uma provocação intelectiva que dinamiza sobretudo que pode superar a mesmice dominante.
Do meu lado procuro ouvir os outros. Sugerem-me temas, discordam ou concordam, e tenho constatado que estou sendo lido até por políticos e pessoas que decidem, numa época em que não mais se lê.
Para discutir opiniões quero lembrar a entrevista do novo diretor da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, na Radio Educadora no último dia 10, onde ele expressa o Carnaval como questão cultural e afirma que sua “beleza plástica se perdeu”. Também “bate” na cultura qualificando a municipal como “terra devastada”.
Concordo e discordo desse brilhante diretor de teatro que dirigiu Frank Menezes em O indignado e aproveito para desejar-lhe uma bela gestão, já não era sem tempo, a Fundação foi entregue por último a simpático puxa-saco, mas medíocre em todos os sentidos e incapaz de dar àquela instituição a grandeza que merece.
Continuo encontrando “beleza plástica” no carnaval dos blocos de trio, não é porque são burgueses que ficam feios. O carnaval de Dodô e Osmar foi feito sem cordas, enfrentou esta mesma “zelite” (com licença, mestre Ubaldo, pelo termo tão oportuno) no vagalhão da fóbica contra o desfile de carros alegóricos dos clubes de então, o Fantoches da Euterpe, o Cruz Vermelha e o Inocentes em Progresso com sua banda tocando ária de ópera Verdi, enquanto cavaleiros fantasiados, arautos de uma realeza ilegítima, cavalgavam animais imponentes na frente do carro alegórico, com sua rainha e princesas jogando beijos, confetes e serpentinas para as pessoas sentadas em cadeiras em plena Rua Chile. O “pau elétrico” e a guitarra tocando um frevo e subindo a praça do poeta esmagaram o som da banda e este foi o desastre simbólico de uma revolução social, o povo empurrando a “fóbica” e a própria felicidade, as também derrubando a baiana do acarajé e foi gente queimada por todo lado, me contou o próprio Osmar Macedo: a dupla elétrica tinha chegado para ficar.
Alguém me disse uma vez que não brincava Carnaval porque Carnaval é coisa séria e não se brinca com coisa séria; tem razão se atentarmos para a quantidade de gente que ganha um dinheiro informal com ele e outros que ganham um dinheirão nem sempre formal, também com ele. É bem verdade que esse cara caía na “coisa séria” no sábado e só tirava a “camisa listada” nas Cinzas. Mas isso é passado saudosista...
Lourenço Mueller é arquiteto, urbanista e articulista do jornal A Tarde.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário