terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Cidades sustentáveis precisam de um bom planejamento


Roland Busch*
Hoje, as cidades são os principais centros de crescimento das economias, bem como os centros de crescimento de populações e da utilização dos recursos. Acreditamos também que as cidades são os protagonistas, dirigindo a mudança, rumo a um futuro mais sustentável e com melhor qualidade de vida. No mundo, mais de um bilhão de pessoas ainda não têm acesso a saneamento, eletricidade ou água potável. O número de habitantes urbanos dos países em desenvolvimento deverá dobrar - de 2 a 4 bilhões de pessoas nos próximos 20 anos.
Entre 2000 e 2030, os desafios e oportunidades para as cidades nos países em desenvolvimento devem ser compreendidos nesse contexto - onde, atualmente, há uma lacuna entre a oferta de  serviços básicos  e o rápido crescimento da população urbana. Enormes quantidades de infra-estrutura terão de ser construídas em áreas urbanas nas próximas décadas.
As necessidades futuras são claras. Cidades precisam se tornar mais eficiente e com energia buscar um equilíbrio entre três objetivos fundamentais: qualidade de vida,  competitividade econômica  e proteção ambiental.
Existem cidades de todos os tamanhos e formas e algumas vão ser criados a partir do zero e muitas cidades existentes continuarão a se expandir e crescer.  O bom planejamento urbano pode fornecer a estrutura para viabilizar  decisões que são imprescindíveis para tornar os recursos eficazes e viabilizar a sustentabilidade para todas as cidades. A experiência demonstra que bem gerenciados e cuidadosamente concebido, o planejamento urbano das cidades oferecem maior bem-estar para os seus cidadãos. As decisões que os líderes locais tomam sobre a densidade, uso da terra e padrões espaciais  têm um grande impacto na consumo de energia, a produção de CO2 e os custos de construção.
Integrar o conhecimento da infra-estrutura e fornecedores de tecnologia nos estágios iniciais do  planejamento espacial é essencial para obter a infra-estrutura "certa". Parcerias entre os governos locais e a iniciativa privada também podem ser uma forma eficaz de viabilizar complexos projetos de infra-estrutura, e um setor privado ativo é essencial para enfrentar os desafios de urbanização. Investimentos em infraestrutura  são decisões de longo prazo e as escolhas que fazemos hoje vão determinar os padrões que ditam a intensidade do nosso desenvolvimento futuro. O "Planejamento urbano para os líderes das cidades", é uma iniciativa da ONU-Habitat que a Siemens tem orgulho de apoiar, porque acreditamos que planejamento urbano sustentável é um dos pré-requisitos para a infra-estrutura ecológica urbana.
Vamos tornar nossas cidades de classe mundial.
Dr. Roland Busch
CEO do Setor de Infra-estrutura e Cidades - Membro do Conselho de Administração da Siemens AG

Nenhum comentário:

Postar um comentário