sexta-feira, 1 de abril de 2011

O Vieira e o prestígio da comunidade

Edivaldo M. Boaventura*

O centenário do Colégio Antônio Vieira é motivo de contentamento para toda a Bahia, especialmente para seus alunos.

Alunos, professores e famílias festejam os cem anos de um estabelecimento que vem ensinando cultura e fé, marcando a educação de nossos jovens.

Com a instalação do Colégio Antônio Vieira há cem anos, exatamente em 15 de março de 1911, os jesuítas voltaram à Bahia depois de mais um século. A Companhia de Jesus, tão marcante em nossa história, recomeçou com o Colégio a sua presença significativa em nossa terra.

Os jesuítas aqui chegaram com Tomé de Souza e durante dois séculos mantiveram a educação para todos, incluindo índios, portugueses e brasileiros. Quando o marquês de Pombal fechou a Companhia de Jesus, foi um desastre para nossa educação.

É interessante observar que enquanto a proclamação da República Portuguesa, em 1910, fechou os colégios e expulsou jesuítas, na Bahia sucedia o contrário. Com estes padres e irmãos expulsos, recriava-se não somente o Colégio, que está completando 100 anos, como também toda uma província da Companhia de Jesus, no Nordeste, incluindo Recife com o Colégio Nóbrega e depois com a Universidade Católica do Recife.

O Colégio sempre contou com o apoio das famílias. Desde a primeira fase, de 1911 a 1932, quando funcionou na Rua do Sodré, número 43 e depois na rua Coqueiros da Piedade, que contou com o apoio da comunidade de Salvador e de toda a Bahia, basta ver o número de ex-alunos líderes e eminentes.

O Colégio logo se firmou como o principal estabelecimento particular da capital baiana com internato e externato, possibilitando a educação de jovens interioranos.

Desde o início o Colégio Antônio Vieira firmou um alto padrão de ensino que muito influenciou a vida intelectual da cidade não somente do ponto de vista literário e filosófico, como também científico. Cedo o Colégio passou a ser um polo de atração de ensino para os jovens baianos com a credibilidade das famílias. Merecem destaques , dentre outros, alunos como Anísio Teixeira, Thales de Azevedo, Hermes Lima, Jorge Amado, Herberto Sales, Hélio Simões, Pedro Calmon, Oliveiros Guanais de Aguiar e tantos outros.

* Edivaldo Boaventura, educador e diretor de A Tarde, foi aluno do Colégio Antônio Vieira entre 1946 e 1953

Nenhum comentário:

Postar um comentário