terça-feira, 5 de abril de 2011

Salvador 462 anos: superação e renovação

João Henrique Carneiro*

As metrópoles não envelhecem. Elas se renovam. A cada ano renascem e seguem em frente junto com os seus habitantes e as aspirações, desejos e sonhos de cada um deles. É dessa simbiose buliçosa – homem e habitat – que resulta a dinâmica que movimenta a vida e o cotidiano. Com Salvador e seu povo é também assim.

Ao fazer 462 anos nesta terça-feira (29/03) a nossa bela e querida Salvador busca mais uma vez a superação e a renovação, com chances reais de se modernizar mais ainda e oferecer a seus 3 milhões de moradores novas perspectivas, novas oportunidades e a certeza de que o futuro tem sempre que ser agora.

Não temos dúvidas de que os desafios são grandes, que a desigualdade social ainda é enorme e que grande parte da população é carente. Mas temos também a convicção de que nada é insuperável. Ao contrário, isso nos encoraja para lutar por uma cidade cada vez melhor e ainda mais digna do seu povo. Vale ressaltar alguns indicativos. Apesar de sermos a terceira capital do país em população, somos a penúltima em renda per capita entre as capitais dos estados. Só ganhamos de Palmas, capital do Tocantins.

Em termos comparativos podemos citar outro exemplo claro das dificuldades que temos a superar: enquanto Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, tem uma previsão de receita anual de 7,5 bilhões, Salvador deve arrecadar este ano 2,9 bilhões. Enfrentamos também um inchaço muito grande ao receber 170 novos moradores/dia, o que dá uma média de 60 mil/ano. Significando que a cada 10 anos ganhamos novos 600 mil moradores. São números expressivos e tornam as demandas bem maiores e bem mais complexas. Entretanto, nunca nos intimidaram. Nos fazem é arregaçar mais ainda “as mangas” e buscar meios para crescer, gerar oportunidades e empregos para a população.

O PDDU, aprovado há pouco mais de três anos pela Câmara de Vereadores, veio nos oferecer caminhos e abrir novos horizontes. Um dos seus efeitos foi o boom da construção civil, setor que mais contribuiu para reduzir drasticamente históricos índices de desemprego. Salvador hoje caminha para um taxa cada vez menor. Com coragem estamos enfrentando a questão das barracas de praia. Cumprimos aquilo que a União determinou, agora vamos para a requalificação de toda orla marítima, com intervenções estruturais e sem esquecer nossas obrigações sociais. Os bairros do subúrbio e as ilhas soteropolitanas ganharam serviços e passaram a ter a presença sistemática da administração municipal. Temos muito a fazer, temos a todo instante que superar nossos limites. A contribuição dos governos federal e estadual tem sido fundamental. E vai ser mais ainda.

Com o advento da Copa do Mundo de 2014, quando seremos uma das sedes; da Olimpíada de 2016, quando sediaremos parte do torneio de futebol; e mais a Copa das Confederações e, com fé em Deus, a abertura da Copa do Mundo; teremos que ter uma cidade preparada. São mega eventos, que vão nos projetar mais ainda mundialmente, e que exigirão grandes investimentos. Há pouco mais de um ano, lançamos um pacote de projetos (20) estruturantes, o Salvador Capital Mundial, que dá uma diretriz para a cidade para os próximos 20 a 30 anos. Temos o projeto da mobilidade social, com a Rede Integrada de Corredores de Transporte. São projetos que começam a sair do papel e que nos remete a uma Salvador menos desigual e mais digna desse seu valoroso povo. Somam-se a isso as nossas características culturais únicas, fruto da rica herança deixada pelos nossos ancestrais e a beleza ímpar que a natureza nos legou. São bens valiosos preservados e reinventados pela criatividade do nosso povo. Bens que alimentam nossas mentes e nossos corações e nos fazem amar cada vez mais a nossa Salvador.

Nesse aniversário, os parabéns vão para Salvador e seu povo. Que, como essa Baía de Todos os Santos, se renova e renova a cidade, com determinação e essa alegria contagiante que tanto encanta. Vamos em frente, não temos tempo a perder. * Economista, ex -Vereador pelo PFL, deputado estadual pelo PDT e Prefeito de Salvador (PDT - PMDB - PP) ** Artigo originalmente publicado no jornal A Tarde, 4/04/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário