quarta-feira, 15 de março de 2017

André Fraga eleito coordenador do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras

Osvaldo Campos Magalhaes*
O secretário da Cidade Sustentável e Inovação de Salvador, André Fraga, foi eleito o novo coordenador nacional do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27. 
A eleição ocorreu na tarde de ontem, terça-feira (14), durante o IX Encontro Nacional do CB27, que ocorre no Hotel Sheraton da Bahia desde segunda-feira (13).
Na manhã desta quarta-feira, os Secretários e os representantes das organizações farão uma visita técnica ao Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), que na segunda feira recebeu a visita do cientista e presidente do Conselho Diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, Carlos Nobre, que elogiou o Prefeito de Salvador por dotar a cidade de um centro de monitoramento próprio. “Um centro desse é de fundamental importância porque é muito difícil que um centro nacional tenha conhecimento de especificidades locais que sejam úteis para emitir um alerta em tempo hábil. Aqui há pessoas que têm conhecimento da geologia, meteorologia e hidrografia local, o que ajuda a adotar medidas acertadas. É uma estrutura bem equipada, um modelo perfeito”, afirmou.
Com o novo  cargo, André Fraga passa a representar o CB27, que tem o importante papel de promover a articulação política e cooperação entre as capitais brasileiras para o enfrentamento das mudanças climáticas. 
O Encontro dos Secretários, CB27 está sendo realizado pela primeira vez em Salvador e é realizado com o apoio de importantes organizações internacionais, como a Fundação Konrad Adenauer, ICLEI América do Sul, Fundação Rockefelleer  (Programa 100 Cidades Resilientes), C40 - Cities Climate Leadership Group.
Segundo André Fraga, uma das missões do seu novo cargo "será captar recursos para a implementação de projetos relacionados aos temas de gestão ambiental e mudança climática para as capitais”. 
O IX Encontro Nacional também promoveu importantes mudanças no Estatuto do CB27, como a redefinição de prazo para a gestão dos coordenadores e secretário executivo, que antes era bienal e passou a ser anual. A tarde ainda contou com a apresentação dos novos secretários das pastas de meio ambiente ao Fórum, visto que, esse ano, apenas quatro secretários municipais de meio ambiente das capitais permaneceram nos cargos. 
Histórico 
O Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, CB27, foi criado em maio de 2012, durante a preparação das cidades para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). 
Esse ano, durante o IX Encontro Nacional do CB27, as capitais brasileiras entregaram as suas contribuições de ações de sustentabilidade e prevenção ao meio ambiente à estratégia de implementação da Contribuição Nacional Determinada (CDC) do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que tem como principal objetivo a redução da emissão de carbono. 
O próximo encontro terá como tema Financiamento e Governança e será realizado em Brasília, entre os dias 24 e 28 de abril desse ano. 
* Editor do Blog
Na foto, André Fraga ao lado de Marina Caetano  e Alexandra Steinmeyer​, da Fundação Konrad Adenauer
** Foto: Osvaldo Campos Magalhaes

Nenhum comentário:

Postar um comentário