quinta-feira, 2 de março de 2017

Ivete, a amiga que todo mundo quer ter



Ivete se fantasia de palhaça e curte Carnaval de rua em Salvador

Ivete se fantasia de palhaça e curte Carnaval de rua em Salvador
Tenho alguns poucos crushes de amizade. Aquelas relações platônicas que a gente cultiva à distância e que se confirmam a cada declaração, a cada atitude. A pessoa solta um pum e a gente aplaude porque admira. Aquele tipo de gente que, se tivesse sete anos, eu aproveitaria a hora do recreio da escola para perguntar singelamente: "você quer ser meu amigo". Nós, então, dividiríamos o lanche e seríamos cúmplices para sempre.
Já quis ser amiga do Woody Allen. Diante da impossibilidade, vi quase todos os seus filmes, li tudo sobre ele. Praticamente seduzi o maître do bar Carlyle, em Nova York (EUA), onde Allen toca clarinete numa banca de jazz, toda as segundas. Os ingressos estavam esgotados, mas consegui um lugar no cantinho, em pé, piscando meus olhos bem devagarinho, olhando bem fundo nos olhos do maître com cara de mafioso, como se fosse uma das personagens, digamos, excêntricas, de um filme do diretor. Colou.
Depois que consegui me acomodar com o Martini mais caro que já paguei na vida, e girava minha azeitona para disfarçar o nervosismo, Allen subiu ao palco. Me sentia como se tivesse encontrado o Ryan Gosling. Como pode aquele senhorzinho, franzino, que parece mal ter forças no pulmão para soprar o instrumento, tão genial, estar a dez metros de distância?
Agnews

Ivete no último carro da Grande Rio com o marido Daniel Cady e o filho Marcelinho
Preciso ao menos dizer "oi". Não, preciso ao menos que ele olhe pra mim. Entrou mudo, saiu calado. No final do show, guardou o clarinete e foi andando no meio das pessoas em direção à saída. Eu estava no caminho da saída. Estava no lugar certo, na hora certa. Ele apenas me olha, como quem diz: vai ficar parada aí como uma múmia ou vai me deixar passar? E assim, a cinderela virou abóbora e eu voltei andando a pé para o hotel pelas ruas de Manhattan, me achando uma idiota.
Rob Lowe foi um crush de verdade. Eu não queria ser amiga do Rob Lowe, queria pegar o Rob Lowe todinho para mim desde que o vi no filme "About Last Night", que ele estrela com uma novinha Demi Moore. Devo ter assistido ao filme umas 30 vezes, sabia os diálogos de trás para frente e guardei durante anos na memória alguns trechos que, tinha certeza, seriam úteis um dia.
No meio da briga com um ex-namorado, safado e imprestável, enquanto eu chorava de raiva, minha memória acessouy o HD e quando me dei conta lá estava eu gritando no meio da sala: "Não diga isto (eu te amo)! Você não sabe o que é amor!". Soou tão falso que quase dei risada e continuei com aquele bosta.
Ivete Sangalo é um dos meus poucos e mais duradouros crushes. Quando se veste de palhaço e vai pular Carnaval com um grupo de amigos, na pipoca dos blocos de Salvador. Quando para o show para dar bronca no marido. Quem é esta aí, papai? Quando dança descalça em cima do trio e na avenida. Quando chora no "The Voice Kids".
"Descobri" Ivete no Carnaval do ano 2000, quando ela assumiu a frente do bloco Cerveja&Cia. Foi amor no primeiro axé. E desde lá, só a vi crescer como artista, como pessoa, como mulher. Ela é forte, autêntica, batalhadora, talentosa.
Mas é mais do que isso. Ivete tem cara de quem coloca um pijama velho para ver filme, comendo pipoca, com as amigas. Ela tem uutodo o jeito de que quando a gente liga para chorar umas pitangas, vai logo dizendo "deixe de ser abestada e vem aqui para eu te dar um colo". Tem pinta de ser aquela amiga para quem você propõe as coisas mais loucas e ela logo diz "bora". Parece de verdade e é esse tipo de gente que a maioria das pessoas quer ter como amiga. Inclusive eu.
absoluta, no Carnaval e no resto do ano










mariliz pereira jorge
É jornalista e roteirista. 
Escreve às quintas e sábados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário