segunda-feira, 1 de abril de 2013

Um desafio feito de trabalho e esperança


ACM Neto*
Os 464 anos de Salvador são, para mim, uma data especial. Pois é a primeira vez que comemoro o aniversário desta cidade, que tanto amo, sendo prefeito dela. Confesso que o sentimento é de alegria, mas também de grande responsabilidade. Porque tenho a exata noção da confiança e da esperança que a população de Salvador deposita sobre meus ombros. E sei também que os problemas da nossa cidade são muitos, são complexos e que eles não serão resolvidos da noite para o dia.

Mas, como disse o filósofo Lao Tsé, toda grande caminhada começa com o primeiro passo. O mais importante é que sabemos onde queremos chegar: uma cidade menos desigual, mais acolhedora, que tenha recuperado seu brilho e alegria. Sabemos também que para chegarmos lá teremos de, necessariamente, quebrar o imobilismo que tomava conta da prefeitura, chegar junto da população e trabalhar com empenho e dedicação. Não existem atalhos.

O primeiro passo importante e decisivo foi dado na direção do equilíbrio das contas da Prefeitura. Sem isso, será impossível avançar. No dia 2 de janeiro, ou seja, no dia seguinte à minha posse, assinei 39 decretos administrativos, visando garantir austeridade, transparência, modernidade e eficiência na nossa gestão.

São decretos que atingem diversas áreas. Desde a revisão da Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo de Salvador e do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, passando pela aplicação da Lei da Ficha Limpa para nomeação de cargos de alto escalão e direção de órgãos, até decreto sobre a instalação das Prefeituras-Bairro.
Mas a cidade não para. E não é possível pensar que podemos primeiro arrumar a casa, a gestão da prefeitura, para só a partir daí começar a fazer as melhorias que a cidade tanto precisa. Não. Algumas áreas demandam
intervenções imediatas. Em muitos casos é preciso – para usar uma expressão bem popular – trocar o pneu com o carro em movimento.
E é isso que estamos fazendo. A nossa Prefeitura já retirou mais de 370 mil toneladas de lixo acumulado das ruas. Fez uma grande operação tapa buracos, começando por bairros da periferia. Iniciou a reforma de 70 escolas e entregou aos pais e alunos quatro unidades em tempo integral, um modelo que queremos implantar em toda a rede. Contratou 239 profissionais de saúde.
Está preparando a cidade para a estação das chuvas, retirando a população de áreas de risco e limpando canais. Tirou do papel o projeto de meia-passagem aos domingos. E concluiu as obras da Vasco da Gama, que se arrastavam há meses.
Ser a primeira capital do país é motivo de orgulho para todos nós. Mas queremos também fazer de Salvador a capital do emprego, a capital da moradia decente, a capital da tranquilidade e segurança, a capital da civilidade no trânsito, a capital do turismo da América Latina. Não tenho dúvida, esta é a cidade mais bonita do mundo e não existe povo mais trabalhador e criativo que o nosso. Sei que vamos colocar Salvador novamente numa posição de destaque no Brasil e no mundo. Parabéns, Salvador, e toda sua população. Vamos trabalhar para que nos próximos aniversários tenhamos muito mais a comemorar.
* Antonio Carlos Magalhães Neto é prefeito de Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário