sábado, 6 de abril de 2013

Os arquitetos e a cidade


Lourenço Mueller*
Como articulista quinzenal de um jornal como A TARDE, tenho respaldo para escrever o que acho e ao contrário do que pensam certas pessoas, artigos de jornal não são efêmeros, expressam no cotidiano a opinião dos que as têm e muitos ficariam admirados de como isso é lembrado pelos leitores. O IAB-BA é uma instituição que prezo e de cujas eleições para a diretoria tenho participado como organizador; aqui já escrevi dois artigos sobre esse Instituto ("O arquiteto, a cidade e a ética", em 07.03.2010, e "Arquitetos", em 27.11.2011).
Penso que arquitetos deveriam escrever mais em jornal, criticar mais as ações malbaratadas de executivos sem respaldo técnico ou mediocremente assessorados nas intervenções urbanas, sejam elas legíferas ou factuais e quando falei de uso e ocupação do solo me referi aos empreendimentos e atividades que os configuram, pois da Louos em si mesma todos se lembram da promessa do prefeito, ainda em campanha, de revê-la junto com o PDDU: referi-me aos desmandos e irregularidades pontuais promovidos por quantos interferem na cidade de forma definitiva, porque, como diz Mies van der Rohe, "os edifícios têm vida longa" e essas ocupações horrorosas, essas, sim, equivocadas, devem ser analisadas e criticadas pelas poucas instituições que têm autoridade concedida para produzir pensamento crítico e ético sobre o urbano e suas complexidades e pô-los em prática (no caso da Ademi), já que a universidade só cumpre a primeira parte. Também o editor de Opinião, Jary Cardoso, é testemunha de como tenho solicitado a publicação de artigos de arquitetos.
Criticando a omissão do IAB-BA dei ao seu presidente a oportunidade de proclamar as suas realizações, pois muitos nem sabem que associação é esta e muitos arquitetos desconhecem a eficiência do Instituto; não estou sendo sarcástico: assunto diário e mais importante que o IAB é a transformação da cidade e seria útil que outros mais participassem dessas discussões amigáveis. Pelos jornais.
*Arquiteto e urbanista

Nenhum comentário:

Postar um comentário