sábado, 6 de abril de 2013

Salvador: Já está melhor

 Antônio Carlos Magalhães Neto*
“Completo três meses como prefeito da primeira capital brasileira com a consciência absoluta de que estamos no caminho certo e que temos trabalhado muito para que tenhamos uma cidade cada vez mais digna e mais humana para o seu povo. Jamais disse que administrar Salvador era uma tarefa fácil e muito menos que os graves problemas da cidade seriam resolvidos com mágicas. Pelo contrário. Durante toda a campanha e em meu discurso de posse deixei claro que, antes de qualquer coisa, era preciso colocar a casa em ordem para, depois, iniciar as transformações e obras necessárias para resgatar a autoestima da nossa gente.
Mesmo assim, já temos muito a apresentar e confesso que não esperava fazer tanto em tão pouco tempo. Devo isso a um secretariado, colaboradores e servidores que trabalham muito, que são competentes e têm compromisso único e exclusivamente com a cidade. 
Para minha alegria vejo que a população já percebe que Salvador está diferente. A começar por um prefeito que está sempre presente nos bairros e governa junto com as pessoas. Isso resulta na melhoria nos serviços públicos, a exemplo da limpeza, iluminação e conservação da cidade. As ações nas áreas essenciais, como a saúde, a educação e a promoção social, também avançam com medidas como a reforma e construção de postos, escolas em tempo integral e o Bolsa Família Móvel. Na área da gestão e transparência, a prefeitura adotou medidas inéditas, a exemplo do decreto contra o nepotismo e recadastramento dos servidores.
Na Fazenda, uma proposta de reforma tributária, que não eleva impostos, foi enviada à Câmara para tornar Salvador autossuficiente do ponto de vista financeiro até 2016. E tem mais: a prefeitura prepara um projeto de requalificação da orla, investe para melhorar a mobilidade urbana e o transporte público com projetos como o Domingo é Meia, que vai beneficiar diretamente 500 mil pessoas a partir do próximo domingo. Isso sem falar que a cidade volta a ter ordem e fiscalização.
Na Educação, por exemplo, a prefeitura já iniciou a reforma de 70 unidades de ensino. A ação, desenvolvida pela Secretaria da Educação possibilitou a inauguração de quatro novas escolas: Pituaçu, Agnelo de Brito, União da Boca do Rio e Lagoa do Abaeté. Na saúde, retomamos a construção das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros de Brotas e Itapuã, que estavam paralisadas, fortalecendo a atenção às urgências e emergências no município. Determinei, ainda, a construção de quatro novas unidades de saúde em Mussurunga, Fazenda Coutos, Parque São Cristóvão e Dom Avelar, além da reforma de outras 17 em diversos pontos da cidade.
Outra novidade é o Bolsa Família Móvel, serviço lançado em janeiro e que já visitou dez bairros e atendeu a quase 1.000 famílias. O objetivo é fazer a busca ativa de 40 mil famílias que possuem o perfil, mas que ainda não tiveram acesso aos benefícios sociais do governo federal.
Para melhorar a mobilidade urbana da cidade, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes (Semut) está desenvolvendo o projeto Corredores Progressivos, com piloto a ser implantado nos dois sentidos do trecho Aeroporto - Pituba e previsão para operar em junho deste ano, durante a Copa das Confederações. Também está em fase de elaboração o edital de concessão do sistema de transporte urbano de Salvador, para concessão dos serviços de transporte público e de terminais de passageiros.
No âmbito da gestão, temos atuado na reorganização do quadro de servidores e funcionários municipais, assim como nos processos administrativos, com o intuito de dar maior eficiência à administração municipal, valorizar o servidor público e melhorar a prestação de serviços junto à população. São ações como estas em todas as áreas que me deixam muito feliz neste aniversário de 464 anos de Salvador, cidade onde nasci e nasceram minhas filhas. Cidade que tenho orgulho de administrar e que vou dedicar meus quatro anos de mandato para recuperar sua autoestima e devolver a alegria aos soteropolitanos.” 
*Prefeito de Salvador
**Artigo publicado na Tribuna da Bahia - 29/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário