sábado, 22 de dezembro de 2012

VASCO DA GAMA X CENTENÁRIO.


Almir Santos*
Não se trata de uma partida de futebol, mas duas obras realizadas em Salvador em padrões diferentes. Frustrante. O que se esperava da Avenida Vasco da Gama era um projeto semelhante ao da Avenida Centenário, com áreas de lazer, pista do Cooper e um eficiente tratamento paisagístico, como falou de cátedra o Arquiteto e Professor Paulo Ormindo de Azevedo no seu artigo publicado no jornal A TARDE( edição do 09/12/2012).  Uma pequena observação: As frondosas árvores referidas no artigo, não são nativas, pois foram plantadas ao longo da nova pista, sentido centro que datam dos anos 70.
No final da gestão de João Henrique, o que se fez foi a execução de um projeto pobre que mais valorizou um dúbio BRT, do que o homem.
Por muitos anos a Vasco conservou sua paisagem bucólica, rasgada pela linha 15 dos bondes da Companhia Circular, bem como a 29-Vila América. Do folclore, dos seus terreiros, do Nelson Malvadeza, que cortava os passageiros que viajavam nos estribos dos bondes com sua afiada navalha.
A Vasco da Gama recebeu a seu primeiro asfalto, numa pista de sete metros ao lado da linha do bonde nos anos 50, quando foi implantada uma linha de ônibus Volvo a diesel. Uma novidade para a época.
Só nos anos 70 ganhou a configuração atual com duas pistas de três faixas, no trecho, ora “requalificado” entre o Dique e a Rua Conselheiro Pedro Luiz.
Avenida Vasco da Gama, Antiga Estrada Dois de Julho.
Dois de Julho. Um nome predestinado a não ficar na história. Primeiro foi a estrada, depois o Campo Grande que por muito tempo foi camada de Praça Dois de Julho, depois o Aeroporto e agora, na contra mão da história fala-se em mudar o tradicional Largo Dois de Julho, para Praça Santa Tereza.
Falta do que fazer.
* Almir Santos é Engenheiro Civil, especialista em Transportes Públicos e Logística de Transportes. Participou da elaboração do PELTBAHIA, Programa Estadual de Logística de Transportes.

5 comentários:

  1. De fato, ótima redação. Vou polemizar; será que o fato da zona menos $$nobre$$ VASCO x CENTENÄRIO foi fator preponderante para o projeto priorizar a mobilidade em detrimento das PESSOAS que residem naquela região?!

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  2. Já não sonhamos mais, tecnologia clássica. O homem nunca esteve preparado para o imprevisivel...

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  3. Muito bom o texto. Parabens. Sempre útil encontrar informacoes da nossa cidade de forma tao bela.

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  4. Muito bom o texto. Parabens. Sempre útil encontrar informacoes da nossa cidade de forma tao bela.

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