sábado, 15 de dezembro de 2012

Fim de ano em 07 constatações

 Fernando Guerreiro*
Dezembro chegou e com ele sofrimentos e torturas inevitáveis. Vc vai viver pelo menos algumas delas:
AMIGO SECRETO – Quem suporta esta brincadeira infeliz, inventada e repetida a exaustão por grupos de pessoas sem muita intimidade e absolutamente sem criatividade? A possibilidade de vc receber algo de útil nesta troca de presentes é zero. Quando convidado pule fora alegando algum trauma de infância, ou simplesmente uma viagem de urgência. 
CONFRATERNIZAÇÃO – Com certeza vc vai parar num restaurante que vc não gosta rodeado de pessoas com as quais você tem pouca intimidade e ainda será obrigado a fazer cara de feliz e satisfeito o tempo todo. Argumente que está com uma indisposição estomacal terrível e fique em casa tomando um vinho com amigos do peito.
SHOPPING CENTER – Invariavelmente lotados os centros de compras se transformam em verdadeiros infernos de Dante nesta época do ano. Lojas entupidas, empurra empurra, horas para achar uma vaga no estacionamento, sem falar no susto ao se deparar com uma galera saída não se sabe de onde que só dá as caras na sua loja preferida nesta época do ano. Compre na loja do bairro ou na sacoleira mais próxima.
BAZAR DE NATAL – Alguém conhece algo mais inútil e contra producente do que um bazarzinho de ultima hora? Por mais caridosas que sejam as realizadoras, o que se vende é de uma pobreza lamentável. Criatividade passa longe e você pode argumentar que já ajudou o orfanato do bairro.
CORAIS NATALINOS – Invariavelmente de branco, sacudindo o corpo de um lado para outro como velas do além, estes corais deveriam ser banidos da terra. Repertório pavoroso e invariável desafinação completam a tragédia. Ao avistar um saia correndo sem o mínimo pudor. Garanto que as pessoas de bom senso vão lhe acompanhar.
SIMONE – É a cantora sim e seu CD fatídico. Como poderíamos apagar para sempre estas gravações? As versões são ruins de arrepiar e os arranjos inadimissíveis. Já foi gravado há mais de uma década, enterrou a carreira da cantora e volta como um fantasma nesta época do ano.
DEPRESSÃO – Depois de tudo isso vem uma sensação terrível de solidão e a depressão é inevitável. Evite fazer uma lista de coisas não realizadas durante o ano e lembrar de amigos e parentes que se foram. Esqueça os pisca pisca sonoros, as guirlandas chinesas, os bons velhinhos de shopping. E cuidado para não começar o ano com vários quilos a mais, como conseqüência de descontroles alimentares com roscas, panetones e afins.
Querido leitor, ou você se diverte com tudo isso ou pula fora da histeria geral buscando o verdadeiro sentido da festa de natal. Ou torce para janeiro chegar logo!
*Fernando Guerreiro é diretor teatral e escritor
Artigo publicado originalmente no Correio da Bahia - 14/12/2012

Um comentário:

  1. Enterrou a Carreira, ótimo quem foi o coveiro para eu aplaudir? Esta eterna senhorita não está nem aí para a terra que lhe deu régua e compasso, deve jogar no "time" de Bebeto, outro baiano desnaturado.

    ResponderExcluir