sábado, 15 de dezembro de 2012

Salvador: Economia criativa nas cidades

Depois de passar por cinco cidades baianas, o Ciclo de Oficinas sobre Cidades Criativas chegou ontem a um dos cartões-postais mais belos da capital baiana: o Palácio Rio Branco, na Praça Tomé de Sousa, Centro Histórico de Salvador. Um dos sítios de maior valor urbanístico, arquitetônico e paisagístico do país, o local foi palco de encontro entre gestores públicos municipais que serão instigados a pensar um novo modelo de desenvolvimento, que identifique o potencial criativo da região e trabalhe estratégias inovadoras de economia.
Promovida pelo Sebrae na Bahia, a ação acontece em dez regiões da Bahia e conta com a presença da consultora e especialista em Cidades Criativas, Ana Carla Fonseca, e do superintendente do Sebrae no estado, Edival Passos. O objetivo foi promover o diálogo sobre a importância da valorização das culturas locais, esclarecendo aspectos do conceito de Economia Criativa e o impacto econômico gerado nos municípios, além de despertar o interesse do governo e demais instituições para iniciativas de empreendedorismo criativo por meio de políticas públicas.
O público-alvo do evento foi empresários, representantes de instituições bancárias, entidades empresariais, dirigentes de entidade dos trabalhadores, cooperativas de produtores, escolas e universidades, instituições do terceiro setor e lideranças da sociedade civil. A Oficina Cidades Criativas vai até 17 de janeiro de 2013. Para se inscrever é preciso ligar na Central de Relacionamento Sebrae (0800 570 0800).
“Temos que pensar a criatividade como grande ativo da economia e juntar pontos de vista para melhorar o mundo ao nosso redor”, afirma a consultora Ana Carla Fonseca. De acordo com a palestrante, a necessidade de criação está no DNA do ser humano. “Por isso, podemos observar a satisfação de uma pessoa ao criar determinado objeto ou ter uma ideia diferenciada”, complementa.
A consultora Ana Carla Fonseca, palestrante das oficinas, é a maior especialista brasileira em Cidades Criativas. Economista, administradora pública e única doutora em Urbanismo com tese no assunto, Ana Carla palestrou em 24 países, é consultora da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem nove livros publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário