sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

REI MORTO. . .


Almir Santos*
2005/2013. O que mudou nesta cidade?
A economia cresceu. Quatro grandes shoppings foram construídos. Grandes reformas e ampliação em outros dois. Mais empregos, mais renda, mais negócios. Centenas de prédios comerciais e residenciais foram erguidos.
Em compensação, pouco ou nada de fez pela mobilidade urbana? Um metrô que não saiu dos trilhos.
Janeiro de 2005. Uma cidade com 491 mil veículos. Janeiro de 2013, 800 mil veículos. Um aumento da frota em torno de 63%
Uma cidade travada, em todos os bairros em qualquer hora do dia.
Duas grandes intervenções no sistema viário, ambas delegadas pela união, executadas pelo estado.
Nenhuma grande obra viária executada pelo município.
Duas obras que viraram cartão postal. Bem urbanizadas, com área de lazer, equipamentos e um bom tratamento paisagístico: Centenário e Imbuí
Por outro lado uma obra polêmica. A Vasco da Gama. Feia inacabada e mal acabada, que mais valorizou o ônibus do que o homem.
E o mais? Uma orla degradada, má conservação dos logradouros, aumento da violência, aumento de moradores de rua, deficiente limpeza e coleta de lixo.
A Estação da Lapa fede, Seus pilares viraram painéis de propaganda clandestina. Suas escadas rolantes não funcionam e é o paraíso dos camelôs. Uma constante em toda a cidade.
Sanitários de bares e restaurantes imundos.
 A frota de ônibus foi renovada, mas os maus serviços continuam os mesmos. Simples placas de paradas de ônibus, algumas dezenas, não são recolocadas quando avariadas. Um péssimo serviço de informação ao usuário de transportes.
 Uma TRASALVADOR inexistente.
Muito trabalho para o REI POSTO
*Engenheiro Civil , especialista em transportes públicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário