quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Copa, Olimpíada e a Salvador do futuro

João Henrique Carneiro*
Salvador já se prepara para sediar dois grandes eventos que vão, sem dúvida alguma, marcar a história da nossa cidade e levantar ainda mais a autoestima do nosso povo. Falo da Copa do Mundo de Futebol de 2014, quando seremos uma das sedes, e das Olimpíadas de 2016, em que receberemos uma das chaves do torneio de futebol. São os dois maiores eventos esportivos do mundo que chegam como uma grande oportunidade para darmos um salto para o futuro, transformando nossa cidade e proporcionando melhor qualidade de vida para a nossa população.
Embora gigantesco, este desafio não nos intimida. Ao contrário, nos enche de coragem e de vontade para fazer o melhor, e, tenho certeza que, com a união e colaboração de todos, vamos fazer bonito. Essa mesma disposição com a qual encaro essa maravilhosa tarefa, percebo em todos os segmentos da sociedade e em todos os cidadãos desta cidade. De todos, dos mais favorecidos aos mais humildes, tenho ouvido manifestações de alegria, de solidariedade e o desejo de colaborar para que Salvador cumpra com louvor o seu papel de anfitriã desses grandiosos eventos.
É a Salvador do futuro que está batendo à porta. E a melhor maneira de darmos boas-vindas é com trabalho, projetos, realizações e resultados. Um novo Brasil está sendo construído, e uma nova Salvador também precisa ser construída. É nessa direção que vamos caminhar. Vale ressaltar os investimentos que já captamos e as obras que já estamos realizando, como o Canal do Imbuí, o Projeto Nova Orla, a intervenção no Pelourinho e outras, que se encaixam nessa primeira etapa do projeto Copa/Olimpíada. Até meados de dezembro, estaremos apresentando os demais projetos estruturantes, imprescindíveis para os próximos cinco anos e fundamentais para a cidade do futuro.
Uma das mais importantes intervenções será a Rede Integrada de Corredores de Transporte/Transalvador, com a integração de VLP/metrô/ônibus, que dará outra dimensão à mobilidade social, possibilitando maior “velocidade” à cidade. Serão corredores de transporte exclusivos para ônibus, interligando Aeroporto-Estação da Lapa, passando pela Paralela, avenidas ACM e a Vasco da Gama. Teremos também ligações da Barros Reis à San Martin e à Pituba. No aspecto físico, todos os bairros, da Cidade Alta ao subúrbio, serão beneficiados. Estes projetos estão sendo ultimados para ser apresentados à sociedade, que, certamente, contribuirá para melhora-los ainda mais.
Destaco, entretanto, que é no aspecto social que daremos o maior e o mais importante salto. De pouco valeriam eventos desse porte se não tivéssemos a consciência e o comprometimento para aproveitar as oportunidades que eles nos oferecem para ampliarmos os nossos limites e nos qualificarmos mais ainda diante das exigências do mundo moderno. Para construir essa Salvador do futuro, as crianças, os nossos jovens, terão importância fundamental. É para eles que teremos que nos voltar cada vez mais com educação, cultura, capacitação e lazer e é com eles que colheremos os dividendos daquilo que começamos a fazer: a preparação da Salvador/Copa 2014 e da Salvador/Olimpíada. Educação e Esportes já são, e serão ainda mais, áreas de extrema prioridade para o sucesso dessa nova geração e dessa nova Salvador.
Em cultura e história temos muito a oferecer e tudo para agradar a quem nos visita. Compomos um mosaico plural em cores, credos e arte, com um jeito bem peculiar de ser e de receber. Somos conhecidos como “BoaTerra” em razão da “boa gente” que somos. Vamos, agora, aproveitar a oportunidade que nos é dada com a Copa e a Olimpíada para sermos campeões em construir e oferecer uma cidade ainda mais digna das infinitas qualidades do nosso povo. É essa a tarefa que temos pela frente.
Salvador tem tudo para galgar um novo patamar. É arregaçar as mangas e vencer as adversidades de uma cidade complexa, ainda muito desigual e cheia de carências. São três milhões de habitantes (a terceira maior população do país) e uma renda pública per capita que vergonhosamente ocupa o vigésimo quinto lugar entre as capitais brasileiras. Isso não nos deixa margem para vacilar, só temos a trilha do futuro. É avançar ou avançar!
* Prefeito de Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário