quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Morre em Salvador o médico e professor Hélio Ramos.

Hélio Ramos , por quase meio século formou gerações sucessivas de médicos em duas escolas médicas e do trabalho dele resultou o Instituto de Hematologia da Bahia, que dentre muitas outras conquistas trouxe para o país as primeiras bolsas plásticas para coleta de sangue humano, as primeiras ampolas de hidrocortisona e de heparina, os primeiros ensaios laboratoriais isotópicos.
Em nosso meio, participou diretamente dos primeiros transplantes de medula, coração e rins. No Instituto (que em cinquenta e oito anos anos atingiu a impressionante marca de meio milhão de transfusões de sangue (quantas vidas eles terão salvo?...) fez as primeiras exsanguineo-transfusões e transfusões intra-uterinas; e montou o primeiro laboratório de produção de interferon, e depois a primeira unidade de histocompatibilidade na America Latina. 
Helio Ramos foi sócio fundador da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, do Conselho Nacional de Energia Nuclear, do Colégio Brasileiro de Hematologia, da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia; que inclusive presidiu por uma profícua gestão. Foi membro do Conselho Nacional de Saude e do CnPqDiscípulo de Carlos Lacaz e Jean Dausset, especializou-se no Centre National de Transfusion Sanguine, em Paris. Professor Catedrático mais jovem do país em todos os tempos, aos 29 anos foi nomeado pelo então Presidente da República Juscelino Kubitscheck.
____________________________________________________
Marcelo Reis*
Hoje morreu um Professor de Medicina.
Titular das duas universidades , UFBA e da EBMSP (Baiana) , um dos mais importantes médicos da Bahia e do Brasil, professor renomado aqui e no exterior, com participações importantíssimas em inúmeros Congressos de Hematologia e Hemoterapia , que dedicou toda a sua vida ao ensino e ao aperfeiçoamento da Medicina da Bahia.
Sabem que homenagem recebeu dessas instituições? Nenhuma! Apenas de sua família , amigos particulares e da paróquia que freqüentava , alguns colegas e alguns poucos ex alunos! Não vi os Reitores das duas Escolas Medicas de Salvador nas quais foi Professor! Nem mesmo outros professores atuais da Universidade! Não ví representantes dos nossos órgãos de saúde ligados a Medicina !

Velado numa capela do Campo Santo , o Professor Doutor Helio Ramos adormecia em paz e para sempre!

Desculpe Mestre. O Senhor merecia e deveria ter sido velado na Reitoria Universitária, com todas as honras de um Professor Titular, com a presença dos professores atuais, membros da Academia de Medicina, atuais acadêmicos , seus ex alunos, os membros dos Diretórios e da Congregação Universitária e todas as autoridades ligadas ao ensino e ao exercício da Medicina !

Como vamos ensinar aos alunos e a comunidade sem esses valores ? Como vamos dar o exemplo do reconhecimento e respeito que possamos um dia possuir com o nosso trabalho honesto e capacidade científica, fazendo essa ingratidão a quem deu tanto valor ao ensino Medico e pratica da Medicina ? Como vamos cobrar respeito ao verdadeiro valor de um homem?  Se não nos valorizamos, então quem nos vai valorizar? Perdão Mestre por essa inversão de valores que acaba com o nosso país e as suas instituições de ensino.

Perdoe Mestre talvez se o senhor fosse um atleta, cantor, político , milionário poderoso o senhor merecesse uma melhor consideração e reconhecimento!O senhor preferiu os livros, salvar milhares de vidas, a ciência, as pesquisas e o ensino e isso, infelizmente para muitos, atualmente não vale muito!
É como Jesus disse ao Pai Celestial:
˜PERDOE PAI, ELES NÃO SABEM O QUE ESTÃO FAZENDO"  
Triste Bahia,Triste Brasil!
Descanse em paz meu professor e muito obrigado por tudo que fez e lembranças aos outros Mestres que sofreram a mesma ingratidão
* Médico


Nenhum comentário:

Postar um comentário