quinta-feira, 9 de julho de 2015

Exposição reúne obras que celebram os 50 anos de carreira de Maria Bethânia


“Maria de Todos Nós”, no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, com obras de mais de 100 artistas plásticos, fotógrafos, poetas e músicos, a exposição abre para o público nesta sexta-feira, com entrada gratuita.

A mostra, batizada com o título de um poema de Mabel Veloso, inspirado em sua irmã, nasceu como um movimento voluntário de amigos e fãs de Bethânia, reunidos pela produtora Ana Basbaum, que estão contribuindo com obras inspiradas no universo da artista.
“O intuito não era o elogio à artista”, conta Bia Lessa, que assina a direção geral e expografia da mostra, “mas os ecos e as inspirações que brotam a partir de seu trabalho. Espontaneamente foram se juntando obras, ideias, artistas e admiradores e a exposição foi sendo concebida a partir desses estímulos. Não há propriamente uma curadoria, há objetos, obras de arte, fotografias, textos, poemas – em comum o fato de estarem expostos por terem sido, todos, um ato de criação, um esforço pessoal e um desejo de participar dessa ‘cerimônia’ de comemoração dos 50 anos de carreira de Bethânia”.
Estarão expostos 980 fotografias, 302 obras e 120 objetos de 160 artistas e fotógrafos, espalhados pelas doze salas na Praça 15, onde milhares de pessoas circulam todos os dias. E, para que a exposição tenha um diálogo com a cidade e seus transeuntes, nas sacadas e ao redor do prédio haverá uma instalação com tecidos com frases de poetas que foram importantes na formação de Maria Bethânia, como Fernando Pessoa, Clarisse Lispector, Patativa do Assaré e Padre Antônio Vieira.
*A exposição começa na praça e convida o visitante a entrar no Paço Imperial. Elementos da natureza, um dos pontos fundamentais do trabalho de Maria Bethânia, predominam em todos os espaços. Essa natureza foi traduzida em madeira, água, terra, ferro, pedra e mato, em fardos de feno utilizados na construção das paredes cenográficas e nas bases que darão suporte às obras. Também foram usados 22 mil sacos com água, 500 sacos de terra, 636 paralelepípedos e cerca de cem sacos de serragem.
A primeira obra a ser observada é de Elisa Bracher, um enorme barco, com duas toneladas, que busca seu equilíbrio. A mostra ocupa todo o primeiro andar do Paço Imperial, inclusive as áreas de acesso e corredores de serviço, criando um espaço circular – onde o visitante escolhe o seu percurso. “Queremos que a exposição não tenha princípio e fim, que a trajetória remeta necessariamente o visitante a um círculo infinito. Não há passado, presente e futuro, não há começo, meio e fim, há uma trajetória criada a partir do desejo de cada visitante”, explica Bia.
Também será possível encontrar cadernos de trabalho da cantora, imagens públicas, enviadas por fotógrafos e fãs, e ainda objetos pessoais. O público também poderá ouvir, em fones de ouvido, canções criadas para a intérprete por jovens compositores, como Pedro Sá, Moreno Veloso, Leo Tomassini, Rubinho Jacobina, grupo Tira Poeira e Ivor Lancellotti, além de uma preciosidade em áudio: uma entrevista inédita de Fauzi Arap.*
A homenagem aos 50 anos de carreira de Bethânia abre a programação em comemoração aos 10 anos do Natura Musical, programa de valorização da música brasileira criado em 2005.

“Maria de Todos Nós”, em homenagem aos 50 anos de carreira de Maria Bethânia
Onde: Paço Imperial (Praça XV de Novembro, 48, Centro/RJ- Tel: (21) 2533-4359)
Quando: 2 de julho para convidados e para o público, de 3 de julho a 13 de setembro – De terça a domingo, das 12 às 18h
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário