terça-feira, 31 de julho de 2012

Salvador e sua Orla


                                     Foto: Nilton Souza
Almir Santos*
Uma cidade marítima implantada num promontório. Onde o sol nasce e se põe sobre o mar. O poente se dá na Baía Todos os Santos. O nascente no Oceano Atlântico. Este denominado Orla que vai do Farol da Barra a Praias do Flamengo. São 30km e muitos segmentos, suas praias, seus nomes e suas histórias. A Praia do Farol da Barra deve esse nome ao secular farol ali existente. Ondina significa a Iemanjá dos alemães e escandinavos. Rio Vermelho que recebia as águas barrentas do Rio Lucaia. Buracão, por sua situação num buraco. Amaralina, nome originário da fazenda do mesmo nome, pertencente a Inácio Amaral. Pituba significa sopro em tupi, dado à fazenda de Manuel Dias da Silva. 
Jardim dos Namorados. Esta praia mudou de nome ao longo do tempo: Chega Nego foi o seu primeiro nome onde desembarcavam escravos clandestinos quando a imigração foi proibida, liderada por um rico negociante e traficante de escravos, José de Cerqueira Lima. Depois foi denominada Bico de Ferro por causa de bar rústico com o mesmo nome. A área foi invadida. A prefeitura relocou os ocupantes, urbanizou e ganhou o nome de Jardim dos Namorados. Tornou-se um local de encontro de casais que à noite amavam inspirados na beleza do mar e, segundo alguns, para apreciar as "corridas de submarinos". Não havia assaltos. Outros diziam que o nome voltou ao original só que com outra entonação: “cheeega nego”.  Jardim de Alá era uma propriedade particular do mesmo nome. Armação era onde armavam equipamentos para pescar baleias e redes para pescar xaréu. Praia dos Artistas frequentada por artistas e praticantes do topless. Antes Praia da Boca do Rio por ali desembocar o Rio das Pedras Corsário, pois ali foi construído um dos primeiros prédios da Orla que deu nome á praia. Pituaçu em frente ao Parque cujo nome se deve à comunidade adjacente. Patamares, um loteamento que deu nome à praia. Jaguaripe ou Terceira Ponte, já foi chamada de também de Serra Pelada, a mina do Pará, pois ali desfilavam mulheres bonitas. O ouro.  Como Jardim de Alá, Piatã ou Praia dos Coqueiros também era uma propriedade particular depois urbanizada. Como Jaguaripe ficou famosa pela realização dos babas (peladas de praia). Placafor, nome devido a um outdoor da Ford, Jaguaripe, Piatã e Placafor sempre concentraram grande número de banhistas e de comerciantes de bebidas e quitutes. Praias propícias para os paqueras onde começaram muitos romances, amores e “amores” e, por que não? Muitos casamentos. Entre os comerciantes da orla marcaram presença Alice, Ciduca, Perilo, Dinho, Leo (duas gerações), João, Gaúcho, Louro, Oscar do Paraquedas, Barraca das Gatinhas, e tantos outros.
 A lendária Itapuã, inspiração de poetas e conhecida no mundo. Significa pedra que ronca. Novos loteamentos foram desbravando novas praias no sentido norte. Farol de Itapuã, um loteamento novo constituído de dezenas de ruas transversais tipo cul-de-sac, destacando-se a Rua K pela sua seleta frequência . Pedra do Sal, outro loteamento novo Ao longo da cidade que se expandiu vêm depois Stela Maris, um Hotel que deu nome à Praia, Aleluia, haja gente Bonita, e Praias do Flamengo ou, simplesmente, Praia do Flamengo.
Nomes que têm as histórias, alguns curiosos, alguns que mudaram ao longo do tempo . Salvador, uma cidade cheia de histórias e lendas.
* Engenheiro e poeta

4 comentários:

  1. BOM DIA !!POR FAVOR , ALGUEM PODE ME FALAR ALGUMA COISA SOBRE A PRAIA DE PIATÃ ?? ESTOU INDO AGORA EM JULHO 2013 E NÃO TENHO INFORMAÇÕES . ESTOU INDO COM FAMILIA , GOSTARIA DE INFORMAÇOES SOBRE LOCALIZAÇÃO , SE ESTÁ LIMPA , E SE É APROPRIADA PARA FAMILIA COM CRIANÇAS . GRATO . CHAMON

    ResponderExcluir
  2. gchamon@hotmail.com
    alguma coisa sobre a praia de piatã . obrigado

    chamon

    ResponderExcluir
  3. Por favor, Almir Santos, por que não inseriu o CRÉDITO AUTORAL na minha foto ?
    www.niltonsouza.com.br

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela informação Nilton Souza. Não sabíamos o autor da foto. Vamos informar na publicação

    ResponderExcluir