sábado, 7 de julho de 2012

Salvador espera seu metrô


O tramo 2 do metrô de Salvador, entre o Acesso Norte e a Estação Pirajá, nem está concluído e já precisa de uma reforma. Com obras paradas por falta de recursos, a estrutura faraônica que sequer possui data para inauguração acumula mato, ferrugem, lixo e água da chuva. O investimento milionário, no qual pairam suspeitas de desvio de dinheiro público e superfaturamento, nunca foi usado, mas contraditoriamente já precisa de reparos emergenciais, conforme demonstra um relatório elaborado pelo Conselho Regional de Engenharia da Bahia (CREA-BA), confeccionado no primeiro semestre deste ano. “As estruturas de suporte do elevado necessitam de recuperação estrutural antes do funcionamento. Diante do longo tempo da obra, recomenda-se um planejamento de manutenção predial e de suas instalações”, diz o documento, que apontou diversos problemas nas obras do metrô. Não é preciso ser técnico, no entanto, para constatar que o tramo 2 sofreu os efeitos do tempo e, mesmo que estivesse totalmente concluído, não poderia entrar em operação sem antes passar por intervenções. Em alguns trechos, identificar a obra como sendo do metrô é praticamente impossível, já que o mato tomou conta da estrutura em sua totalidade.  Na Estação da Rótula do Abacaxi, as tubulações metálicas que sustentam o teto apresentam grandes pontos de ferrugem. Na calha, o limo pode ser visto a olho nu, um sinal de que a limpeza da área já não é feita há muito tempo. Os vagões acumulam poeira no aguardo de finalmente entrarem em funcionamento. Próximo a Estação Pirajá, os ferros que compõem as vigas, material que deveria estar protegido, estão sujeitos aos danos provocados pela exposição diária a sol e chuva. Infiltrações e partes com o concreto quebrado também podem ser observadas em todo o percurso Além disso, um buraco existente em uma das plataformas elevadas da região virou reservatório de água parada e lixo, evidência do desamparo ao qual a estrutura foi relegada. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis seção Bahia (ABENC-BA) e diretor do CREA-BA, Enéas Almeida Filho, é necessário uma análise criteriosa para averiguar a atual situação do tramo 2 do metrô de Salvador. “Só podemos avaliar os problemas de forma precisa com acesso ao local. A obra está parcialmente completa e precisaria ser vistoriada, além de passar por reparos. Mas a prefeitura não é obrigada a adotar nossas recomendações. O CREA não possui poder de polícia. A situação depende do bom senso dos gestores públicos”, afirmou.Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Transporte e Infraestrutura (Setin), autarquia responsável pelo metrô, as obras do tramo dois serão retomadas assim que houver anuência dos órgãos de fiscalização e controle e liberação assegurada dos recursos. “Serão tomadas as medidas necessárias para o bom andamento dos trabalhos, onde serão adotadas as medidas saneadoras e reparadoras necessárias conforme as práticas da engenharia”, diz uma nota do órgão. Especula-se que a Prefeitura precise de aproximadamente R$ 540 milhões, verba que viria da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), através de verbas do Ministério das Cidades, para recuperar o tramo 2. Em outubro, o chefe da Casa Civil do município, João Leão, afirmou que o montante já havia sido solicitado e que a obra seria reiniciada até dezembro deste ano. A expectativa, conforme Leão, é a de que o tramo seja concluído em um ano e meio. “A coisa está andando e está andando bem”, garantiu à época. Outros trechos - O primeiro trecho do metrô de Salvador, que vai levar os passageiros da Estação da Lapa ao Acesso Norte (Rótula do Abacaxi), deve entrar em funcionamento nos próximos meses. Ao menos essa é a promessa do chefe da Casa Civil do município, João Leão, que em outubro afirmou que a primeira etapa do metrô estará aberta ao público em abril de 2012. Já o trecho da Avenida Luiz Viana Filho (Paralela), este de responsabilidade do Governo do Estado, está prestes a ser licitado, segundo o secretário do Planejamento Zezéu Ribeiro. “Estamos terminando o projeto executivo. É provável que em dezembro a licitação seja aberta. Se isso ocorrer, começamos as obras no início de 2012. A previsão é de que a obra fique pronta até 2014, a tempo da Copa do Mundo”. A estrutura ligará a cidade de Lauro de Freitas, ao lado do aeroporto de Salvador, até o Acesso Norte, em um percurso de 22 quilômetros. A obra custará R$2,6 bilhões. 

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