quinta-feira, 10 de maio de 2012

A Magia de Itapuã

 
Almir Santos*
A música tem muitos poderes. Transporta-nos a tempos remotos, lembra lugares e pessoas.
Nisso Caymmi é mestre. Quando diz “assim adormece esse homem que nunca precisa dormir pra sonhar, porque não há sonho mais lindo do que sua terra, não há”, vejo a praia de Itapuã, suas areias,  as velas dos barcos, as redes de xaréu, seus coqueiros, a lua cheia. Suas canções me fazem ver a lagoa do Abaeté, suas dunas, suas lavadeiras, a jangada que saiu com Chico, a estrela d’alva, o peixe bom e até a sereia rainha do mar...
Lembro-me perfeitamente primeira vez que fui a Itapuã. Uma moqueca na casa de Seu Miguel que estava lá veraniando, um amigo de meu pai, no carro de meu tio Vadinho. Um Ford 41 cinza. A estrada era toda de terra, uma senhora viagem.
Veio o progresso. Em 1949 o asfalto. Foi iniciada a construção de sua estrada, ligando Amaralina ao Aeroporto, via Itapuã, que seria inaugurada em 1952. Aos poucos as dunas iam dando lugar a casas e prédios. Uma pena!
Apaixonei-me por Itapuã. Lá moraria por mais de duas décadas. Desfrutei de suas águas, de suas areias. Deliciei-me com  águas de coco, acarajés e  cervejas geladas. Dei muitas braçadas no mar, sabia de todas as pedras especialmente na Praia de Placaford. Conheci gente, paquerei, amei, cantei no coro da Igreja, participei de suas lavagens.
Fiz serestas nas areias brancas do Abaeté.
Continuo apaixonado, matando saudades de um passado cujas páginas do tempo não podem mais voltar.
*Engenheiro Civil e amante das Histórias de Salvador
  

Um comentário:

  1. já conhece o site oficial de Itapuã? Você vai gostar! www.itapuacity.com.br

    ResponderExcluir