quinta-feira, 13 de julho de 2017

TRÍPTICO - tradição da arte em três gerações

Jenner Augusto foi destaque na renovação da arte moderna na Bahia e Sergipe. Com um traço que ressalta, entre muitos pontos, a vivência na terra sertaneja, o artista plástico, pintor, ilustrador, escultor e desenhista está com algumas de suas principais obras homenageadas na exposição Tríptico – A Arte em Três Gerações.

Promovida por seu filho e também artista plástico, Guel Silveira, e pelo neto, fotógrafo e marchand Zeca Fernandes, a mostra reuneo trabalho artístico das três gerações da família. De 11 de julho a 03 de setembro, no Salão de Arte Contemporânea do Palecete das Artes Rodin Bahia o público poderá conferir obras que perpassam por fotografias, desenhos e pinturas em um apanhado geral das suas carreiras.
Tríptico conta com um total de 81 obras dos três artistas. A mostra tem curadoria de Mario Brito e vai propor um diálogo com o universo cultural de Salvador – seus movimentos, cotidiano e formas a partir das pinturas e desenhos de Jenner e Guel e as fotografias e esboços das paisagens urbanas pelo olhar de Zeca Fernandes.
Família e arte
Mais do que mostrar peças que refletem as nuances da capital baiana, a exposição reafirma a tradição artística da família. Nascido em 1924 em Sergipe, Jenner Augusto teve uma carreira marcada pela pintura em estilo modernista. Transitando entre Aracaju, Salvador e Rio de Janeiro, o seu traço foi destacado em diversas mostras no Brasil e no exterior, tendo ilustrado também o livro Tenda dos Milagres, de Jorge Amado.
Guel Silveira aprendeu e herdou do pai a sensibilidade estética. Nome forte na arte contemporânea e abstracionista. Em um recorte abstrato, mostra uma paleta de cores inovadora, com marcas naturalistas e que também transitam entre o obscuro e o luminoso, apresentando nas obras elementos que transmitem movimento, com volume e profundidade.
Em Tríptico, Guel apresenta pinturas e dobras que se destacam justamente pelo gestual, com uma variação de cores, harmonia, uniformização e a presença de grandes formatos. “Trabalhei em muitos ateliês, fiz coisas com figuração, gravura e trabalhei com spray, mas a minha vontade sempre foi desfazer o desenho abstrato, desconfigurar, dar a possibilidade de o espectador criar em cima da obra”, afirma Guel, evidenciando a importância da participação do público para o sentido das suas obras.
Da terceira geração da família, o marchand Zeca, como é conhecido, sempre foi influenciado e estimulado principalmente pelo avô.
Cercado por tintas, pincéis e telas, ele desde cedo desenvolveu o gosto pelo desenho e também descobriu na fotografia uma nova paixão. Acostumado desde pequeno com o universo das artes, Zeca voltou seu olhar para o registro de paisagens urbanas, onde o lirismo e o senso estético nunca se afasta do seu propósito, retratando toda sua sensibilidade e redescobrindo novos horizontes.
Para Murilo Ribeiro, diretor do Palacete das Artes, onde a mostra ficará em cartaz até setembro, a exposição vai elucidar a importância artística e cultural de Salvador.
O Palacete das Artes é um equipamento vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC)/Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA). Funciona de terça a sexta, das 13h às 19h; sábado, domingo e feriado, das 14h às 18h.
Sobre a exposição
Com obras de Jenner Augusto, Guel Silveira e Zeca Fernandes, a mostra apresenta o traço artístico de três gerações da família. Com 81 peças, são pinturas, desenhos e fotografias dos artistas em um diálogo e reflexão sobre o universo cultural e o cotidiano de Salvador.
Serviço
Exposição “Tríptico – A Arte em 3 Gerações” – com obras de Jenner Augusto, Guel Silveira e Zeca Fernandes
Local: Palacete das Artes Rodin Bahia
Rua da Graça, 284, Graça (3117-6987).
Data: de 11 de julho a 03 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário