quinta-feira, 8 de julho de 2010

3 anos do Movimento Nossa São Paulo

Quem Somos
O Movimento Nossa São Paulo foi lançado em maio de 2007 a partir da percepção de que a atividade política no Brasil, as instituições públicas e a democracia estão com a credibilidade abalada perante a população. Constatamos que é necessário promover iniciativas que possam recuperar para a sociedade os valores do desenvolvimento sustentável, da ética e da democracia participativa.
O Movimento pretende construir uma força política, social e econômica capaz de comprometer a sociedade e sucessivos governos com uma agenda e um conjunto de metas a fim de oferecer melhor qualidade de vida para todos os habitantes da cidade. Nosso propósito é transformar São Paulo em uma cidade segura, saudável, bonita, solidária e realmente democrática.
Mais de 600 organizações da sociedade civil integram o movimento, que é absolutamente apartidário e inter-religioso, não tem presidente nem diretoria, se constituiu e se expande na forma de rede.
Hoje contamos com o apoio de lideranças comunitárias, entidades da sociedade civil, empresas e cidadãos - todos interessados em participar do processo de construção de uma nova São Paulo.
Mas o Movimento quer mais. Espera contar com a participação de toda a sociedade para reunir idéias e propor ações que possam contribuir para o desenvolvimento justo e sustentável da cidade em áreas essenciais como Educação, Meio Ambiente, Segurança, Lazer e Cultura, Trabalho, Transporte, Moradia, Saúde e Serviços.
Trabalhamos por uma cidade diferente, com base em experiências vitoriosas já realizadas em Bogotá e Barcelona, entre outras. Fazer de São Paulo uma cidade melhor é tarefa de todos.


Instituto São Paulo Sustentável - Secretaria Executiva
Para colocar em prática as ações e campanhas que realiza, o Movimento Nossa São Paulo conta com o apoio profissional de sua secretaria-executiva. Sediada no bairro de Pinheiros, tem como atribuições principais a coleta dos indicadores e a atualização do Observatório Cidadão, a articulação dos GTs temáticos e regionais, a organização e a logística dos eventos, a coordenação dos processos de comunicação, o desenvolvimento e a manutenção deste portal e o gerenciamento administrativo dos recursos.
A secretaria-executiva está formalizada na figura jurídica do Instituto São Paulo Sustentável (ISPS), associação sem fins lucrativos que recebeu a qualificação de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).
Na assembléia geral de constituição do ISPS, realizada em 22 de janeiro de 2007, foram definidas as seguintes finalidades do Instituto:
- A coordenação de ações administrativas de coleta de dados e informações para municiar trabalhos de mobilização cívico-social;
- O apoio a movimentos, iniciativas, projetos e programas que promovam o desenvolvimento sustentável, econômico, social e ambiental urbano, em especial da cidade de São Paulo.
- A promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais;
- A realização de estudos e pesquisas que digam respeito às atividades supramencionadas.
Para tanto, conta com o apoio financeiro de empresas privadas, de diversos segmentos e áreas de atuação, que contribuem com investimentos em dinheiro ou doações de equipamentos.
Equipe
Airton Goes - airton@isps.org.br
Aline Redorat - aline@isps.org.br
Ana Fisch - ana@isps.org.br
Andrea Magri - andrea@isps.org.br
Clara Meyer - clara@isps.org.br
Cláudia Cabilio - claudia@isps.org.br
Elisabet de Medeiros - bet@isps.org.br
Gabriela Mekari - gabriela@isps.org.br
Guilherme Norberto - guilherme@isps.org.br
Luanda Nera - luanda@isps.org.br
Mauricio Broinizi - mauricio@isps.org.br
Oded Grajew - ograjew@isps.org.br
Paula Crepaldi - paula@isps.org.br
Zuleica Goulart - zuleica@isps.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário