quarta-feira, 15 de julho de 2009

Indicação de leitura: O Futuro das Metrópoles - Dificuldades e Governabilidade

Resultado da coletânea de artigos apresentados no seminário O futuro das metrópoles, este livro busca compreender as transformações das metrópoles na dupla dimensão: entender o seu presente e pensar o seu futuro. Por esse motivo, os textos aqui reunidos são marcados pela tensão inerente a todo trabalho de pesquisa que se pretenda científico e engajado. Textos engajados, antes de tudo por traduzirem o posicionamento crítico quanto às idéias, às visões e aos modelos teóricos que circulam no mundo acadêmico e fora dele e que fundam não só as pretensas demonstrações sobre os impactos da transformações econômicos sobre as grandes cidades, como também as narrativas catastróficas sobre o seu futuro na globalização. Não se trata, pois, do apego ao mito do discurso neutro, mas o empenho em adotar uma atitude científica que nos permita avaliar as causas, natureza e impactos das transformações das grandes cidades
Seus autores se orientam pelo comprometimento de suas reflexões na perspectiva de encontrar, na análise das mudanças, novos paradigmas da ação que permitam pensar alternativas de políticas que reafirmem os velhos ideais de democracia e justiça social, que para alguns tornaram-se obsoletos pelas supostas realizações das virtudes progressistas e integradoras do mercado.
Uma obra fundamental para todos que desejam compreender melhor o nosso tempo e que acreditam que o futuro não está predestinado, mas será resultado da história, construída no passado, presente e no próprio futuro.
Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro é sociólogo, professor titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ, coordenador do Observatório de Políticas Urbanas e Gestão Municipal (IPPUR/FASE) e do Grupo de Pesquisa "Metrópoles: desigualdades socioespaciais e governança urbana (PRONEX)". Autor de diversos livros e artigos sobre habitação, planejamento urbano e segregação.
Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro (org.)

Co-edição: IPPUR/UFRJ-FASE ISBN: 8571061971

Nenhum comentário:

Postar um comentário