sexta-feira, 19 de junho de 2020

MORRE JOÃO CARLOS TEIXEIRA GOMES, JOCA, O GRANDE PENA DE AÇO

Fernando Alcoforado*
Faleceu ontem, 18/06/2020, o jornalista, escritor e professor da UFBA, João Carlos Teixeira Gomes. Joca, o Pena de Aço, como era conhecido será cremado hoje, 19, no Bosque da Paz, em cerimônia restrita a pequeno grupo. Poeta, escritor, ensaísta, professor, membro da Academia Baiana de Letras, onde ocupava a cadeira de número 15, Joca fez parte do grupo conhecido como Geração Mapa, ao lado do cineasta Glauber Rocha, do escritor João Ubaldo Ribeiro, do pintor Calazans Neto e do também professor e jornalista Florisvaldo Matos, entre outros.
No Jornal da Bahia, Joca, o Pena de Aço, que ajudou a fundá-lo, ocupou sucessivamente os cargos de repórter, secretário, chefe de reportagem, redator-chefe e editorialista. Joca foi um batalhador pela liberdade da imprensa contra o arbítrio, contra a ditadura militar. Como redator-chefe do Jornal da Bahia, travou uma luta de vida ou morte contra Antônio Carlos Magalhães (ACM), representante da ditadura militar na Bahia, desde o primeiro governo dele durante o regime militar que durou muitos anos. Ele escreveu inclusive um livro, 'Memórias das Trevas', em que conta episódios lamentáveis da vida de ACM.
Joca, o Pena de Aço, também foi colaborador fixo do jornal  ATARDE, publicando artigos quinzenais nas páginas de Opinião. Foi secretário de Comunicação Social do Governo de Waldir Pires em meados dos anos 1980, e diretor do Centro de Estudos Baianos da Universidade Federal da Bahia. Publicou, entre outros, um livro sobre Gregório de Mattos: Gregório de Mattos, o Boca de Brasa, bem recebido por crítica e público. Foi autor também de Camões Contestador e Outros Ensaios e de Glauber Rocha – Esse Vulcão. Participou, como colaborador, dos livros Dezoito Contistas Baianos, Da Ideologia do Pessimismo à Ideologia da Esperança, A Obsessão Barroca da Morte de Manuel Bernardes e Quevedo. E tem três livros de poesias: Ciclo Imaginário, O Domador de Gafanhotos e A Esfinge Contemplada.
Minhas condolências aos familiares desta grande figura humana, Joca, o Pena de Aço,  que fará muita falta em nosso País neste momento grave que o Brasil atravessa de ameaça à democracia e à liberdade de imprensa.
*Engenheiro, Doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional - Universidade de Barcelona  

Nenhum comentário:

Postar um comentário