quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

ACM Neto anuncia nomes dos Secretários para novo mandato com algumas surpresas

O prefeito de Salvador anunciou a pouco os nomes do secretariado para a nova gestão que se inicia.
Surpresa maior foi a saída dos atuais secretários Paulo Fontana, Infraestrutura e Rosemma Maluf, órdem pública.
O esperado anuncio do vereador Paulo Câmara para compor a equipe não se concretizou.
A prefeitura terá nova composição de secretarias, após reforma administrativa já aprovada na Câmara de Vereadores.
Confira abaixo os perfis dos secretários:
Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo: Guilherme Bellintani (Foto: Divulgação)

Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo: Guilherme Bellintani

Foi secretário de Educação de Salvador e também da extinta pasta de Desenvolvimento, Turismo e Cultura durante a primeira gestão de ACM Neto. Assume a Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo pela primeira vez. É graduado em Direito e doutor em Desenvolvimento Regional e Urbano. É sócio da Faculdade Baiana de Direito e um dos fundadores do JusPODIVM, editora de livros jurídicos com atuação no norte e no nordeste.


Secretaria de Infraestrutura, Obras Públicas e Habitação:  Almir Melo (Foto: Divulgação)

Secretaria de Infraestrutura, Obras Públicas e Habitação:  Almir Melo

Ocupava a função de chefe da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) e agora irá comandar a secretaria de Infraestrutura, Obras Públicas e Habitação. É engenheiro civil e pós-graduado em Gerenciamento de Contratos. No setor público, foi diretor de Fiscalização da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia (Agerba), superintendente da Superintendência de Transporte Público Salvador (STP) e da Secretaria Municipal de Urbanismo. Foi ainda secretário municipal de Transporte e Infraestrutura de Salvador e secretário de Obras e Transporte de Canavieiras.


 Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude: Taissa Gama (Foto: Divulgação) 

Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude: Taissa Gama

Assume o cargo pela primeira vez. É formada em Ciências Sociais e pós-graduada em Administração, foi diretora-geral de Turismo na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador (Secult) e coordenadora técnica na Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia. Foi também titular do Conselho Municipal da Cidade de Salvador e titular do Conselho Municipal de Turismo de Salvador. Neste último, foi também secretária executiva.


Secretaria de Educação: Paloma Modesto (Foto: Divulgação)

Secretaria de Educação: Paloma Modesto

Irá ocupar o cargo pela primeira vez. É formada em Direito com mestrado em Direito Constitucional. Executiva com carreira de mais de dez anos em instituição de ensino superior. Gestora especializada em processos de Gestão Acadêmica e Administrativa, Expansão e Estratégia Institucional, com expertise no Gerenciamento de Educação Superior, Acreditações Externas, Gestão de Portfólio Educacional e Gestão de Projetos. Foi pró-reitora de Educação à Distância da Unijorge e ocupava atualmente o cargo de pró-reitora de Graduação da Universidade Veiga de Lima, no Rio de Janeiro.


Secretaria de Trabalho, Esportes e Lazer: Geraldo Júnior (Foto: Divulgação)

Secretaria de Trabalho, Esportes e Lazer: Geraldo Júnior

O vereador de Salvador, Geraldo Júnior, ocupará o cargo pela primeira vez. Formado em Direito e pós-graduado em Processo Civil, trilhou carreira profissional na advocacia privada. Foi coordenador Jurídico da Companhia Municipal de Abastecimento (Comasa) e subcoordenador das administrações regionais de Salvador. Assumiu o primeiro mandato como vereador em 2011.


Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza: Tia Eron (Foto: Divulgação)

Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza: Tia Eron

É deputada federal, eleita para o mandato de 2015 a 2019. Assumirá o cargo na secretaria pela primeira vez. Foi vereadora de Salvador por quatro mandatos.


Secretaria de Gestão: Thiago Dantas (Foto: Divulgação)

Secretaria de Gestão: Thiago Dantas

Procurador do Município de Salvador, atuando como chefe da Representação do órgão na Secretaria Municipal da Fazenda, é formado em Direito. Foi também advogado da União, lotado na Procuradoria da União no Espírito Santo, e atuou na Consultoria Jurídica do Ministério da Defesa, designado para a Consultoria Jurídica do Comando da Marinha. Foi também procurador da Fazenda Nacional e analista processual do Ministério Público da União.


Secretaria de Cultura e Turismo: Cláudio Tinoco (Foto: Divulgação)

Secretaria de Cultura e Turismo: Cláudio Tinoco

Vereador reeleito de Salvador, Cláudio Tinoco é o novo titular da pasta. É formado em Administração Pública, Direito Público Municipal e Gestão e especialista em Políticas Públicas e em Gestão de Cidades. Foi secretário de Infraestrutura da Bahia e presidiu a Empresa Salvador Turismo (Saltur).


 Secretaria de Ordem Pública: Marcos Vinícius Passos (Foto: Divulgação) 

Secretaria de Ordem Pública: Marcos Vinícius Passos

Desde 2013, comanda a diretoria Financeira da Câmara de Vereadores e comandará a secretaria pela primeira vez. É formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Pública e Empresarial. Atuou por 18 anos no sistema bancário.


Secretaria de Comunicação: Paulo Alencar (Foto: Divulgação)

Secretaria de Comunicação: Paulo Alencar

Assumirá a pasta que foi criada na reforma administrativa. É graduado em Jornalismo e em Comunicação e Marketing, com pós-graduação na área de Comunicação. Trabalhou na Gazeta Mercantil, na área de comunicação corporativa da Odebrecht no Rio de Janeiro, Revista Brasil Energia, e foi consultor-executivo da MLink em Angola. Antes de aceitar o convite do prefeito ACM Neto, Paulo Alencar era diretor da Vick Comunicação e Marketing, no Rio de Janeiro.
Confira os perfis dos secretários que permanecem nos cargos:

Casa Civil: Luiz Carreira (Foto: Divulgação)

Casa Civil: Luiz Carreira

Ele continua no cargo de titular da Casa Civil. É formado em Administração com pós-graduação em Administração Pública, Análise Regional e Organização do Espaço e Sociologia para o Desenvolvimento, além de mestrado em Geografia Humana e Organização do Espaço. Foi secretário de Planejamento, Ciência e Tecnologia da Bahia. Em Brasília, atuou como deputado federal.


  •  
Secretaria da Fazenda: Paulo Souto (Foto: Divulgação)

Secretaria da Fazenda: Paulo Souto

Atualmente, já é o secretário municipal da Fazenda. É geólogo de formação, com doutorado. Foi professor da Universidade Federal da Bahia por 16 anos. Ocupou a função de coordenador de Produção Mineral da Secretaria de Minas e Energia da Bahia para depois exercer a chefia da mesma pasta como secretário. Também foi superintendente da Sudene, vice-governador da Bahia e governador em dois mandatos. Ele ainda exerceu a função de senador pela Bahia.


Secretaria de Mobilidade: Fábio Mota (Foto: Divulgação)

Secretaria de Mobilidade: Fábio Mota

Desde janeiro de 2015, quando foi criada a Secretaria Municipal de Mobilidade, Fábio Mota é gestor da pasta. É advogado, historiador e pecuarista, pós-graduado em Processo Civil. Atuou como advogado na Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e na Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB). No setor público, foi presidente da Limpurb, secretário de Serviços Públicos de Salvador, secretário de Urbanismo e Transporte de Salvador e secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo.


Secretaria de Saúde: José Antonio Rodrigues Alves (Foto: Divulgação)

Secretaria de Saúde: José Antonio Rodrigues Alves

Desde janeiro de 2013, José Antonio Rodrigues é o titular da pasta. Graduado em Administração e pós-graduado em Administração Financeira e Auditoria Contábil de Governo, foi secretário da Saúde da Bahia, consultor de Gestão em Saúde junto ao setor privado, prefeito de São Félix e provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia/Hospital Santa Izabel.


Secretaria de Reparação: Ivete Sacramento (Foto: Divulgação)

Secretaria de Reparação: Ivete Sacramento

Também comanda a pasta desde 2013. É ex-reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e mestre em Educação pela Universidade do Quebec, em Montreal. É graduada em Letras Vernáculas com licenciatura em português. É professora titular da Uneb.


Secretaria de Manutenção: Marcílio Bastos (Foto: Divulgação)

Secretaria de Manutenção: Marcílio Bastos

Marcílio Bastos segue no comando da secretaria. Formado em Engenharia de Agrimensura, Engenharia Civil e Engenharia de Segurança do Trabalho, foi presidente da extinta Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador antes de ocupar a função de secretário municipal de Manutenção, cargo que continuará exercendo. É membro e fundador da Red Universitária Ibero Americana de Técnicas Municipais (Ruitem). Tem doutorando em Engenharia Municipal. Ele já atuou na Conder, na Câmara Municipal de Salvador e na Assembleia Legislativa nas áreas de produção e análise de projetos e consultoria técnica.


Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação: André Fraga (Foto: Divulgação)

Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação: André Fraga


Engenheiro Ambiental e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos, é secretário de Cidade Sustentável de Salvador. A pasta que ele já comanda foi reformulada e ganhou novas atribuições com a reforma administrativa.
Procuradoria-Geral do Município – Luciana Rodrigues (cota pessoal).
Formada em Direito, pós-graduada em Direito Processual Civil e em Direito Público, atuou como advogada no Escritório de Advocacia Machado Meyer e na Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). Foi ainda assessoria jurídica no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Em 2007, ingressou no quadro da Procuradoria Geral do Município, onde atuou em diversos cargos, sendo, nos últimos quatro anos, procuradora-geral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário