segunda-feira, 2 de abril de 2012

PREPARADOS PARA A COPA?

  Almirir Santos*


Quando se fala em Copa 2014 paira uma interrogação: Estaremos preparados? Em que pese sucessivas reuniões, comissões, criação de uma Secretaria específica para o fim a única coisa que se vê de concreto em andamento é a construção da Arena Fonte Nova. Quanto à Mobilidade Urbana nem se fala mais em licitação.
A estética da cidade é outro problema de difícil solução, pois a cidade se acostumou ao longo dos anos com obras mal feitas. Fazer bem feito aqui, não é uma questão de brio. Uma cidade feita a facão: calçadas esburacadas, pedras portuguesas consertadas com cimento, fora dos desenhos originais, meio fios desalinhados, desaprumados monumentos mal conservados. Uma pavimentação irregular, feia cuja pista de rolamento em alguns casos é superior às calçadas. São coisas não vistas nos cartões postais, mas comprometem a beleza da cidade. A limpeza também merece uma atenção especial.
E os serviços? Restaurantes às vezes nos lugares mais agradáveis da cidade com um péssimo atendimento. São garçons que demoram de atender, bebem, fumam, sentam-se, ficam de costas para os clientes, falam em celular ou assistindo futebol. Há sanitários de bares, restaurantes e supermercados em péssimas condições onde falta tudo, até água.
O transporte é outro ponto negativo. Uma total falta de informação, motoristas de ônibus agressivos que dão partida com as portas abertas, param de qualquer forma para embarque e desembarque, quando param. São taxistas que costumam negociar a corrida com turistas fora do taxímetro. E a segurança, com seus elevados índices? Por fim os moradores de rua, que antes de contentavam em usar a rua durante a noite, mas hoje se estendam ao longo do dia. Deprimente.
São esses os sete pecados da capital da copa:estádio, mobilidade, estética, serviços, transportes, segurança e moradores de rua.
Será que dá para consertar nesse curto espaço de tempo? Será que dá para mudar essa cultura?
* Engenheiro e escritor. Especialista em Transportes e Mobilidade Urbana

Nenhum comentário:

Postar um comentário