sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Uma Tarifa Justa

Almir Ferreira Santos*
Uma experiência brasileira bem sucedida é Curitiba que se antecipou à crise dos tranportes e do trânsito há aproximadamente 40 anos, quando foi foi concebida uma REDE INTEGRADA DE TRANSPORTES com sete categorias: convencional, expresso, interbairros, linha direta, alimentadores,circular centeo e estudantes englobando 14 municípios da Região Metropolitana
A REDE INTEGRADA DE TRANSPORTES opera com 2.367 ônibus convencionais, 163 ônibus biarticulados com capacidade de 270 passageiros equivalentes a 538 ônibus convencionais totalizando assim uma frota equivalente de 2.895, possibilitando um índice de aproximadamente de 850habitantes/ ônibus.
São sete categorias de serviços cuja programação visual é diferenciada por cores dos ônibus: o expresso é vermelho o convencional amarelo, o interbairros verde, os alimentadores laranja, o ligeirinho cinza, o circular centro branco e os estudantes azul.
Os ônibus são projetados especialmente para cada categoria como o bi-articulado com capacidade de 270 passageiros que trafega nas linhas expressas e utilizam as caneletas segregadas equipadas com detectores que dão prioridade aos ônibus nas intercessões. Nas canaletas só opera uma única linha. Assim os horários são rigorosamente cumpridos.
Compõem cinco grandes corredores: Boqueirão, Norte, Sul, Leste e Oeste.

O ônibus encosta na estação tubo, cuja plataforma está no mesmo nível do piso do ônibus. Por isso o embarque e desembarque são mais rápidos.
São equipados com uma voz fantasma que informa todas as possibilidades de conexão, fechamento das portas, número de portas que serão abertas nos pontos de parada, mensagens educativas e avisos de interesse dos usuários.
O ligeirinho, que opera na Linha Direta, tem um número de paradas reduzido, onde o embarque é feito também através de Estações Tubo, cuja plataforma se situa no mesmo nível do piso do ônibus e o pagamento da tarifa é antecipado. Dessa forma, o embarque e desembarque são quatro vezes mais rápidos do que nos ônibus convencionais.
Um elevador implantado na pista facilita o embarque e desembarque de usuários da cadeira de rodas e carrinho de bebê
A rede integrada engloba 14 municípios da Região Metropolitana, a maioria distantes aproximadamente 40 km do centro de Curitiba: São José dos Pinhais, Pinhais, Colombo, Piraquara e Rio Branco do Sul, Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande, Campo Largo, Campo Magro, Araucária, Contenda e Itaperuçu. O maior deslocamento é Rio Branco do Sul a Contenda com 70 km de extensão.
As distâncias ente os pontos de parada obedecem a um critério: 400m para os expressos, 300m para os convencionais, 250m pra os alimentadores e 2000m para o ligeirinho. Por isso este último é denominado ligeirinho ou linha direta,
Compõe o sistema de 351 estações-tubo. 72 km de canaletas exclusivas, 5000 pontos de parada, 21 terminais de integração urbanos e 7 metropolitanos
Há ainda o transporte especial feito através do SITES (Sistema de Transporte de Ensino Especial) que transporta 2.600 alunos por dia em 38 linhas e atendem a 36 escolas especializadas
65% dos ônibus em Curitiba têm acessibilidade total para deficientes.
Os chamados madrugueiros garantem um transporte regular durante 24 horas
Os ônibus são limpos, bem conservados, e os motoristas educados têm uma boa postura profissional.
Dessa forma pode-se optar pelo transporte coletivo no dia-a-dia ficando o transporte individual para o lazer, não se perceber que Curitiba tem o dobro da frota de Salvador e lá não se registram os problemas de trafego como em outras grandes cidades.
A tarifa é R$2,20 de segunda a sábado e R$1,00 aos domingos que resulta uma tarifa média ponderada de R$2,03
Uma tarifa justa ! ! !

* Almir Ferreira Santos é engenheiro civil, especialista em logística e transportes

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