quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Nova geração de empresários se integra à FIEB

Osvaldo Campos *
Nesta terça-feira foi implantado pelo presidente Victor Ventin (foto) da Federação das Indústrias do Estado da Bahia,, o Conselho para o Desenvolvimento Empresarial Estratégico - CODE. Reunindo uma nova geração de empresários, atuantes nos mais diversos setores da economia baiana, o CODE terá como principal desafio estimular dinâmicas de desenvolvimento a partir dos novos vetores de industrialização da Bahia. Sob a coordenação geral do empresário Clovis Torres (foto), vice-presidente executivo da BAMIM- Bahia Mineração Ltda, empresa que está implantando na região de Caetité uma unidade de produção de Ferro e um terminal portuário na Ponta da Tulha, em Ilhéus.
Entre os diversos empresários presentes, representantes de uma nova geração que passa a integrar o quadro de conselheiros da FIEB, destaque para a presença de Carmine Di Siervi da OAS Empreendimentos, Marcos Galindo Lopes, MGL Construções LTDA , Octavio Bulcão Nascimento, MMSO Advogados e Gustavo Queiroz Moises, Morya PropagandaLTDA, (foto).
O CODE terá como Objetivo estratégico apoiar a Fieb, estimulando as empresas industriais para a construção e implementação de estratégias de mobilização de agentes econômicos e poder público, para viabilizar o desenvolvimento sócio econômico com sustentabilidade ambiental.
Premissas Estratégicas do CODE
1. A formação de renda é definida pela competitividade global mas sua sustentabilidade requer o desenvolvimento local;
2. A expansão industrial deve ser potencializadora do emprego e não necessariamente, empregadora;
3. A sinergia eficaz envolve múltiplos setores;
4. A inovação deve ser focada na competitividade;
5. Os investimentos compensatórios não são eficazes para a sustentabilidade do desenvolvimento sócio-econômico;
6. O dilema entre estimular grandes empreendedores de fora ou estimular pequenas empresas locais é falso.
Objetivos Específicos do CODE
1. Estimular a potencialização das demandas geradas pela indústria para adensamento de cadeias de fornecedores locais;
2. Estimular a industrialização local e agregação de valor a partir da produção de indústria de bens primários e intermediários dos grandes empreendimetos;
3. Apoiar a atratividade de investimentos industriais e de comércio e serviços para enriquecimento do tecido empreendedor regional;
4. Promover o compartilhamento ou sinergia da infra-estrutura industrial para o atendimeto a demandas públicas; e
5. Apoiar e influenciar a gestão pública local na capacitação e mobilização de agentes econômicos disponibilizando inclusive as competências técnicas e empreendedoras focando a construção de pactos locais de desenvolvimento. para a melhoria dos indicadores sociais da população da Bahia.
De acordo com Clovis Torres, "é preciso abandonar a Teoria do Egoismo, que prega o Estado Mínimo e que cada um deva cuidar de seus interesses particulares". Na sua visão compete aos empresários contribuir para a melhoria dos indicadores da população da Bahia, sendo este um dos objetivos a serem perseguidos pelo CODE.
.
* Editor deste blog, é Engenheiro Civil, Meste em Administração e especialista em Planejamento da Logística de Transportes. Integra o Conselho de Infraestrutura da Fieb desde 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário