segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Ainda a Praga


 Antônio Risério *
Ainda no começo dessa praga do coronavírus, publiquei um artigo numa revista da Unicamp, onde, entre muitas outras coisas, escrevi que o confinamento, de um ponto de vista brasileiro, não deixava de ser uma espécie de violência antropológica. Como? Simples. O povo brasileiro é gregaríssimo e nunca respeitou o espaço físico alheio. Normalmente, em vez de se manter a uma distância educada, digamos assim, de seus interlocutores, os brasileiros se amontoam, se grudam, invadem o espaço físico uns dos outros. E tome abraço, tome beijo, tome etc. Sempre foi assim em todo canto: em roda de samba, reunião de político, redação de jornal, futebol na praia, agência de publicidade, etc., etc. Estrangeiros (nórdicos, em especial), quando conheciam o Brasil, registravam logo isso. Tinha antropólogo (Edward T. Hall e sua "proxêmica", ramo da "cinésica" de Ray Birdswhistell, por exemplo) que estudava isso, padrões de relacionamento espacial entre pessoas, em lugares diferentes do mundo. A tal da "distância social" - que seria mais corretamente definida como distância física - fere frontalmente o gregarismo brasileiro. É muito mais difícil para nós do que para um sueco obedecer. Nórdicos já nascem praticando essa distância. A gente é o contrário. A gente já nasce grudado. Para nós, tempos atrás, seria simplesmente impensável encontrar uma pessoa amiga sem abraços e beijos. Não por acaso temos a expressão popular "íntimo de mão na bunda".


*


Entendo perfeitamente como minha querida Lica Ceccato se sente, em seu confinamento. Mas confesso que, no meu caso, não sinto muito. Primeiro, porque sempre faço questão de avivar a memória: em comparação com a cela onde fiquei preso no Quartel do Barbalho e depois na base dos fuzileiros navais, em Salvador, prisão domiciliar é um luxo. Segundo, graças à internet e ao teletrabalho (não, não sou aposentado - e, como não tenho emprego fixo, sou obrigado a me virar), moro longe, numa praia tranquila, aqui em Itaparica. Mais importante que tudo, no meu caso: moro com Sara Victoria, que é um sonho in my life. Como se não bastasse, vivemos cercados de muitas plantas (de árvores grandes como o jamelão e a mangueira a coisinhas mínimas, passando por cajueiros, dendezeiros e acácias) e muitos bichos (cachorros, gatos, cágados e até um camaleão chamado Tião, que só aparece quando quer). Ou seja: posso me sentir tudo, menos só ou isolado. Assim, dá pra levar numa boa.


*


E acho bom mesmo a gente se preparar. Não consigo acreditar em "pós-pandemia". Acho que isso é uma fantasia que a gente curte - porque ajuda a passar o tempo, tocar o barco "provisoriamente". Mas até hoje nada me conseguiu convencer do contrário. Outro dia, aliás, um cara da Biontech falou com clareza: é impossível erradicar o coronavírus, vamos ter de nos acostumar a isso. O cara disse, ainda, que a OMS não conta toda a história para que a população segure a onda, sem abrir definitivamente a guarda, sem relaxar de vez. Acredito.

Outro dia, uma jornalista me perguntou por e-mail como eu me relacionava com essa coisa de teletrabalho, fazer "lives", etc. Disse a ela que, para mim, não era novidade: sempre fizemos gravações e, salvo em empreitadas especiais (antigas campanhas políticas, por exemplo), sempre fui, desde a adolescência, praticante disciplinado do teletrabalho. Falei que, do meu ponto de vista, o que era mesmo novo era a TELEVIDA. Esta é a novidade terrível em que estamos - e todos obrigados a tentar aprender a TELEVIVER. Mas vamos em frente.

*ANTROPÓLOGO e ESCRITOR

2 comentários: